Conecte-se conosco

Coluna Nova Petrópolis

A Prefeitura receberá R$ 42 mil da União para reformar academias de saúde ao ar livre

24/08/2018 - 11h00min

Uma verba carimbada que certamente não pode ser investida em outra finalidade. É pegar ou largar. Neste caso, melhor reformar e garantir a qualidade dos equipamentos. Mas eu tenho lá minhas dúvidas sobre a eficácia e principalmente a segurança destas academias de saúde, tão adoradas pelos políticos de norte a sul. Elas se tornaram populares durante os governos Lula e Dilma, inspirados em uma ideia chinesa. Por outro lado, ouve-se falar muito pouco destas academias em países da Europa, por exemplo. No Brasil, quando um prefeito quer agradar um bairro, ou quando um deputado quer agradar um município, gastam-se alguns trocados com canos de ferro pintados de amarelo aos quais é dado o nome de “investimento em saúde”. Enquanto isso, numa academia tradicional, um único equipamento custa mais do que uma daquelas academias inteiras. E ninguém desconfia dessa diferença…

ACADEMIAS DE SAÚDE

As academias de saúde ao ar livre podem ser boas e seguras, desde que tenham acompanhamento profissional para quem se exercita. Mas o que se vê são academias construídas em praças e lá se vão as crianças achando que estão num parquinho. Mesmo adultos… é fácil vê-los fazendo “exercícios” que causam arrepios até naqueles que não são profissionais da área. É verdade que alguns aparelhos são mais simples e oferecem poucos riscos, caso das barras para alongamento. Mas aqueles que simulam exercícios de musculação deveriam ser repensados. No mínimo.

ACADEMIAS DE SAÚDE II

Nova Petrópolis já tem várias academias de saúde ao ar livre. O ponto positivo é que várias delas foram pedidas pelos próprios moradores, o que garante um melhor uso. Recentemente a comunidade de Vila Olinda pediu uma academia em uma área pública no bairro. Também há programas municipais de acompanhamento profissional. Mas o que não existe, e faz muita falta, é um espaço público apropriado para quem quer praticar caminhadas ou pedalar. Esse exemplo, sim, os europeus nos dão aos montes.

LINHA OLINDA

Estão em curso os preparativos para o asfaltamento da estrada de Linha Olinda, na divisa com Linha Nova. Com a chuva dos últimos dias, os moradores daquele trecho e os motoristas que precisam passar por lá pagaram um preço alto pela melhoria que está por vir. Virou tudo em barro e teve muita gente preferindo passar por Picada Café. Mas é um transtorno que se justifica.

ENCONTRO DE COROS

No domingo, 26, acontece o 3º Encontro de Coros Colônia Provincial Stadtplatz e etapa do 53º Festival de Coros do Rio Grande do Sul (Fecors), realizado pelo Coro Misto Piá e Coro Masculino Stadtplatz. Será na Igreja São José Operário (Centro) com início às 9h45. Ao meio dia haverá almoço com cartões a R$ 30.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.