Conecte-se conosco

Colunistas

Os vereadores são eleitos para fiscalizar se o prefeito está fazendo a coisa certa

28/08/2018 - 11h00min

A grande pergunta que não quer calar é por que as instâncias municipais que existem para fazer o contrabalanço das instituições municipais não fizeram nada e deixaram o prefeito e o diretor da água agir sem serem importunados em nenhum momento? O povo é convocado e obrigado a comparecer nas urnas para votar nos seus representantes. O prefeito é eleito como chefe do Executivo, a quem cabe executar as tarefas da administração do município. Os vereadores são eleitos para fiscalizar se o prefeito está fazendo a coisa certa. É assim que funciona o sistema político organizado em quase todos os países democráticos no mundo.

JURAMENTO

Num segundo momento, todos os eleitos são empossados e fazem um juramento de cumprir as leis e promover o bem social da comunidade que passam a representar. Até aí estamos todos tranquilos. O povo cumpriu com o seu papel de eleger os representados e espera deles que façam o bem para toda a comunidade. Só que aí começa o problema. O prefeito, quando coloca seus interesses pessoais acima dos interesses da comunidade começa a agir contra o povo sem que este note. E os vereadores se limitam a comparecer na Câmara Municipal uma vez por semana para cumprir um simples ritual. Olha, os vereadores de Ivoti, se ganham hoje R$ 2 mil por mês, não merecem nem a metade disso pelo que produzem. Senão vejamos.

CAOS

O prefeito nomeou um aliado seu de muitos anos para dirigir a Autarquia. Antes, porém, fez uma lei dizendo que teria que ter curso superior para assumir a pasta. Os vereadores disseram amém. Curso superior para quê, se nem para prefeito precisa ter. Um ponto para questionar que não foi. Muito pelo contrário, aprovaram. Depois, após assumir a água e faltando para duzentas pessoas, o prefeito não fez nada para mudar o quadro. O quebra-galho foi o caminhão-pipa por mais de meio ano porque atrasaram de propósito a solução do problema. Atrasa-se de propósito para depois facilitar medidas urgentes que se traduzem em roubalheira que está justificada pelo caos no setor. Foi o que o promotor Charles falou na sua coletiva de quinta-feira. Disse o promotor e concordo em gênero, número e grau: “classe política cria o caos para encobrir arranjos criminosos”. Até aí os vereadores estão todos cegos. Não enxergam nada, não escutam nada e não ouvem nada.

TERCEIRO MOMENTO

O Diário faz um trabalho investigativo que descobriu tudo, divulgou tudo e nada da Câmara Municipal se mexer. Era só eles pegar o material que foi divulgado amplamente pelo Diário e fariam uma CPI que redundaria na instalação de uma Comissão de Impeachment e o prefeito estaria cassado. Era o mínimo que teriam que fazer. Fizeram porque as duas CPIs lhes foram enviadas goela abaixo. O resultado foi o pior possível. Foram relapsos, omissos, o que você imaginar de pior. Sinceramente, se é para ter uma Câmara Municipal para fazer nada quando a necessidade é premente, melhor não ter. Elegemos os vereadores para quê? A partir de agora o povo não vai mais admitir uma Câmara completamente omissa e que não faz nada.

A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: O povo de Ivoti quer uma palavra oficial da Câmara de Vereadores sobre o episódio da semana passada. E que sejam apresentados os dois relatórios das duas CPIs que fizeram.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.