Conecte-se conosco

Coluna Estância Velha

Caso de assédio sexual e moral dentro do Executivo de Estância Velha

31/08/2018 - 11h00min

RESPEITO

Fomos todos pegos de surpresa após a declaração da vereadora Márcia Ribeiro na sessão da última terça na Câmara. A parlamentar expôs um caso de assédio sexual e moral dentro do Executivo de Estância Velha. É uma violência – como dito pela vereadora -, mesmo quando não há agressão física ou agressão aparente à vítima, ainda é uma violência. O assédio fere mais do que a pele, do que o corpo, o assédio fere a alma de quem o recebe. Todos os dias mulheres são assediadas, tem seus corpos violados e seu direito de liberdade ferido por homens que acreditam ter esse direito. Da cantada, da piada imprópria, do comentário desagradável. Tudo é assédio, a partir do momento em que a mulher se sente ofendida, é assédio. Quando a mulher diz “não” e o homem insiste, é assédio. Não é possível que ainda se permita que isso ocorra. Não é possível que isso ocorra e as pessoas não falem nada. As mulheres não devem estar sozinhas, elas precisam estar unidas e ter apoio.

E O MORAL?

Mais do que o assédio sexual, há também assédio moral. E esse acontece em uma escala absurda. A partir do momento em que uma pessoa está em uma posição “acima” na hierarquia de uma empresa ou, neste caso, órgão público, se sentem no direito de destratar seus subordinados. Torna-se impossível trabalhar nessas condições, mas muitas pessoas dependem de seus empregos e, por conta disso, continuam passar por tamanha humilhação. Os assédios sofridos por grande parte da população ficam escondidos ou são expostos apenas em conversas pessoais onde a pessoa que sofre consegue se expressar. É tão errado quanto às demais formas de assédio e, também, deve ser combatido.

ISSO É BOM

No entanto, devemos enaltecer o bom trabalho que foi prestado pela Procuradoria Especial da Mulher da Câmara. Ter um lugar para receber o apoio necessário, que vai ajudar do começo ao fim do processo, que vai auxiliar a vítima a não passar por algo parecido, é a diferença entre acabar com um problema e mantê-lo vivo. Para algumas pessoas pode ser besteira, algumas pessoas podem achar algo inútil ou desnecessário. Porém, é de extrema importância que as mulheres tenham onde buscar ajuda para quando casos como esse aconteçam. A partir do momento em que falta um norte para elas, problemas como assédio e violência tornam-se bolas de neve que, no fim, acabam por apenas crescer desenfreadamente.

AGRICULTURA

A Semape distribuiu sementes para produtores rurais da cidade. A ideia é ter mais opções de culturas na cidade e, principalmente, na merenda dos estudantes do município. Além disso, um trator também foi entregue aos trabalhadores e, com ele, será possível melhorar o trabalho que vem sendo feito. Vale lembrar que a Agricultura Familiar foi uma das demandas mais votadas da última Consulta Popular, ou seja, a população estanciense – e do Estado num todo – respeita e sabe da importância desse trabalho para o crescimento de um município. Estamos aqui para enaltecer esse trabalho.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.