Colunistas
Pois o governador José Ivo Sartori é candidato à reeleição
Tudo indicava que não seria. No entanto, deve achar que fez uma boa administração, tanto que entra na disputa para ganhar a reeleição. Como eleitor dele confesso que estou decepcionado mais uma vez. Fez 10 eleições que o fenômeno se repete. O governador termina o mandato entregando um Estado pior do que o recebeu. Dizem que Sartori é honesto, que já é uma grande virtude. Mas de bons propósitos o inferno está cheio. O que importa é o povo sentir no próprio bolso a melhora do Estado com a atuação do novo governador. E isto não aconteceu a não ser na segurança pública. No entanto, a um custo estratosférico. De resto, Sartori fez mais do mesmo.
FATOS
Vamos aos fatos. Começou o governo a passos de tartaruga e tudo que deveria fazer no primeiro mês tentou fazer no último. Não teve coragem de parcelar o salário dos outros poderes. Passou os bagres parceladamente e os salários mais saltos receberam cheio. Se descer um marciano aqui na Terra e ficar sabendo o que ele fez sinceramente não vai entender. Como um governador frouxo não teve coragem de enfrentar os outros poderes nem nada. O efetivo saneamento do Estado, por mínimo que fosse, tentou fazer no final do mandato, quando deveria ser a primeira medida. É lógico que ficou mais difícil. Agora quer jogar a culpa na Assembleia.
SEGURANÇA
A melhora da segurança é o carro-chefe do governador. Pois quero dizer aqui que o que Sartori fez vai agravar mais as finanças do Estado. Trouxe para cá meia dúzia de soldados da Força Nacional, contratou meia dúzia de novos soldados e policiais civis. E mais: a grande tacada foi trazer de volta os policiais aposentados. Ninguém fala como fez isso, mas a gente sabe. Ouvi de policial militar a proposta que recebeu. Em três anos de retorno à ativa, vai receber uma segunda aposentadoria que vai quebrar ainda mais o Estado. Este foi o meio que Sartori encontrou para melhorar a segurança pública no Estado. Primeiro largou o bode na sala. Tirou ele as custas de quebrar mais ainda o Estado. A agora vende o peixe como se grande coisa tivesse feito.
GRINGO
O Gringo se fez de morto para receber sapato novo. Na prática perdemos mais 4 anos e o Gringo não merece voltar ao governo do Estado. No ritmo dele levaremos 100 anos para melhorar a situação de falência do Estado miseravelmente. Não merece ficar.
PLANEJAMENTO
Nem a Prefeitura tampouco a Autarquia Água de Ivoti tem um mínimo de planejamento. Só se trabalha no varejo, ajeitando uma coisinha aqui outra ali. É urgente sentar na mesa e tratar do médio e longo prazo. Contratem uma auditoria capacitada para dizer a todos os ivotienses em que é se encontra a Prefeitura. Martin tem que fazer isso se não quiser passar para a história como mais um que passou pela Prefeitura sem deixar nenhuma marca registrada. O que precisa é uma devassa com o apontamento de medidas e soluções. O município só tem dinheiro para pagar salários e algua coisa mais. Para recapear as ruas do Centro e do bairro Farroupilha, por exemplo, já não tem dinheiro. Pode?