Conecte-se conosco

Coluna Dois Irmãos

Com a chegada do outono, vem mudanças e novidades na gastronomia

20/03/2018 - 11h00min

Atualizada em 20/03/2018 - 13h24min

O outono está chegando e a gastronomia está com diversas novidades. É a época da colheita aqui na culinária da Encosta da Serra, que inicia no outono (que começa hoje) e segue inverno adentro. No Travessão, abriu o Pomodoro ano passado, o Kaffe Haus fez muitas modificações e melhorias (o café colonial vem com mais força ainda), o Spaço Raro passou a ter sushi, o Galpão mudou seu buffet e tem novidades no cardápio, o Paradouro será reaberto em Morro Reuter e temos empresários daqui abrindo o restaurante lá, uma nova panquecaria vai ser aberta nos altos da cidade, abriu a Pizzaria Del Capelli na Av. 10 de Setembro… Enfim, além das novidades, temos os restaurantes mais antigos e tradicionais, que estão sempre na ativa e sempre inovando.

COLUNA DOS PARABÉNS

– Por falar em investimento, parabéns à Prefeitura de Morro Reuter que fez um novo mapa turístico e gastronômico!
– Aproveito que o assunto é gastronomia e deixo um elogio ao Marcelino Vier. Quem diria que aquele Marcelino que conheci na cancha de bolão da Atiradores há 15 anos, que tinha um atelier e batia uma bolinha no Hooligans, se tornaria um homem de visão e de sucesso na gastronomia local. Parabéns ao Marcelino, a Vanice e todos da Atiradores.
– Aliás, parabéns também ao Cláudio Kasper, que está a frente da Santa Cecília. Também foi uma grata revelação no setor gastronômico local. Parabéns a ele, à família e ao Santa Cecília.
– Aproveitando o ensejo, parabéns ao Paulo e sua família, assim como ao Marcos Alles, pelo sucesso do El Paradiso. Aliás, nem parece só um restaurante, mas um parque de lazer de São José do Herval!

OLHO NO FUTURO

– Gostei da fala do prefeito de Gramado quando ele disse: “Temos prédios que não estão à altura da cidade”. Acho que precisamos ter este tipo de preocupação aqui em Dois Irmãos também, afinal, a Dois Irmãos que queremos amanhã precisa ser pensada hoje. Nossa cidade evoluiu muito neste quesito nos últimos anos, mas lembram daqueles prédios que uns chamavam de “pombais”…
– E digo isso não como crítica a construtores ou proprietários de imóveis, muito pelo contrário, digo isso como forma de incentivá-los, tanto que sugiro já há muitos anos (assim como tanta gente tem a mesma ideia, que nunca sai do papel) que adotemos um tipo de construção específica para dar incentivos.
– Aliás, alguns deles também têm muitas sugestões a dar para o engrandecimento da nossa cidade, mas nenhum prefeito os ouviu até agora…
– Já pensou se construções com traços germânicos (ou qualquer outro que seja pré-definido pelas autoridades) tenham isenções tributárias, para que nossa cidade cresça de forma bonita, mas mantendo sua história e cultura, aliada a modernidade de suas edificações, seja de casas de 60m2 a edifícios de vários andares…
– Olhem as construções de Gramado e de Campos do Jordão, com suas fachadas padronizadas… Elas não nos inspiram?
– E já pensou que tivéssemos isso e ainda que os projetos pudessem ser liberados de forma, criteriosa como é hoje, mas de forma mais ágil, rasgando a enorme burocracia pública deste Brasil?
– A mensagem positiva do dia, de Winston Churchill: “Os homens tropeçam por vezes na verdade, mas a maior parte torna a levantar-se e continua depressa o seu caminho, como se nada tivesse acontecido”. Até parece nós, eleitores…

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.