Conecte-se conosco

Coluna Nova Petrópolis

Considerações sobre o desfile cívico em Nova Petrópolis

10/09/2018 - 11h00min

– O desfile cívico de sexta-feira estava excelente e todo mundo que se envolveu está de parabéns. A presença de público também foi muito satisfatória.
– Quero fazer um destaque às pessoas das escolas, inclusive pais, que ficaram responsáveis por definir os temas e providenciar as performances, figurinos e alegorias. Imagino que tenham tido um trabalho árduo para chegar ao resultado que se viu na avenida.
– O fato de cada escola ter a sua própria banda é grandioso. Toquei em uma banda marcial quando tinha 13 anos. Mas era uma banda para todas as escolas da cidade.
– Conforme o secretário da Educação, Ricardo Lawrenz, foram investidos cerca de R$ 40 mil para a aquisição de instrumentos de percussão. Alguns itens as escolas já tinham, mas foram incorporadas peças bem sofisticadas, como as liras.
– Ainda segundo o secretário, para 2019 o objetivo é acrescentar instrumentos de sopros nessas bandas.
– Se os desfiles voltarem a acontecer todos os anos, automaticamente haverá um aprimoramento a cada edição. Neste sentido, eu diria que uma das próximas etapas é introduzir a marcha. Muitos alunos e até pelotões inteiros simplesmente caminharam na avenida. Se os alunos não marcharem, não haverá motivo para a presença das bandas.
– Ao mesmo tempo, eu creio que haverá aprimoramento em termos de organização e logística. Não tem sentido todas às 12 escolas estarem na Av. 3 de Maio às 9h30 se algumas delas começaram a desfilar só duas horas depois. Algumas crianças ficaram impacientes com a demora e muitas sofreram com o calor. Alguns casos relativamente graves.
– Seria maravilhoso se, na hora do desfile, não houvesse carros estacionados na avenida, pelo menos no sentido BR-116. Isso facilitaria um monte a vida dos expectadores. Mas isso sim parece ser bem difícil de se conseguir.
– Outro ponto positivo do desfile: não teve, ou teve pouquíssimas pessoas usando o desfile cívico para fazer propagada política. Ninguém merece.
– Aliás, aqui um parêntese no assunto do desfile cívico: pouco se vê sinais da campanha eleitoral aqui na cidade. É fato que tem bem mais propaganda eleitoral do Facebook do que nas ruas de Nova Petrópolis.
– Por fim, é significativo para Nova Petrópolis poder comemorar a fundação da colônia provincial que lhe deu origem justamente na data mais importante do país. Neste ano comemoram-se 160 anos de colônia.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.