Colunistas
Provavelmente no final de semana a imagem da Santa foi danificada por vândalos
LASTIMÁVEL
Durou menos de um mês. Isso mesmo. Três semanas depois de inaugurada a Praça Santa Joana Francisca de Chantal teve sua primeira baixa. Provavelmente no final de semana a imagem da Santa foi danificada por vândalos. A comunidade ficou indignada, e com justiça. Afinal, todos se doaram por uma praça bela, várias pessoas se solidarizaram com a iniciativa e ajudaram na aquisição e montagem do espaço, e deu no que deu. A comunidade constrói, se doa por uma boa ação, cuida, resguarda o espaço, depois chegam os vândalos e, bom, o resto todos sabemos.
PREVIA
Quando foi inaugurado o espaço em 19 de agosto eu citei aqui: “tomara que todos cuidem”. A gente sabe que a praça fica num espaço que há poucas residências. Além disso, muita gente de fora ocupa o espaço nos finais de semana para acampar, pescar, enfim. Já houve relatos que ali já foi ponto de uso de drogas. A gente sabe que precisa acreditar num mundo melhor, mas este acreditar está sendo cada vez mais difícil. O que um cidadão, ou alguns, ganham com um ato desses? Alguns minutos de glória?
REGRAMENTO
Temos praças que são ponto de acampamento nos finais de semana, principalmente no verão. E 90% ou mais dessas pessoas são de fora. Ou seja, usam, abusam, vão embora. O lucro que fica é o lixo. Sem falar em som alto que atormenta moradores que ficam próximos a estes pontos. Isso não é de hoje. O Poder Público precisa agir. O verão está chegando e com ele os visitantes. Sim, a grande maioria aproveita a beira do rio, pratica atividades esportivas nas canchas. Mas sempre tem aqueles que exageram. É preciso rever o uso destes espaços. Impor regras. A gente sabe que é fácil dizer “liga para a Brigada Militar que ela resolve”. Nem sempre. Se não criar um regramento de uso fica uma cidade sem lei onde os “forasteiros” fazem o que bem entendem.
ASSUNTO
Estamos em setembro e moradores dos bairros Esperança e Lichtenthal sabem bem a folia que é nos finais de semana na praça que fica ao lado do Rio Cadeia. Como é uma área baixa e aberta, o volume do som pode ser percebido longe do local. O caso é levantado ano após ano na Câmara de Vereadores. Mas até agora ficou nisso.
LEI
Recentemente a Câmara aprovou regras para o uso do Parque Jorge Kuhn fora de hora. Esta mesma lei prevê regramentos para as praças que estão espalhadas pela cidade. Bom, a iniciativa veio em boa hora. Mas agora precisa chegar até os usuários das praças. A sugestão seria colocar placa no acesso a cada ponto turístico. Acho que ajuda. É um início, primeiro para que os moradores possam dormir mais tranquilos e, segundo, o mais importante, evitar a ação de vândalos. Se isso só não ajuda, sim, seria bom uma ação pontual da polícia. O que não pode é a Prefeitura e a sociedade num todo agir, deixar a cidade bonita e bela, é os “forasteiros” virem e estragar tudo.
NOSSO CTG
Inicia sexta-feira a programação da Semana Farroupilha do CTG Encosta da Serra. Sexta tem carreteiro de charque e show com Ana Negrello. Sábado chegada da Chama Crioula e show com Estribo de Prata. Já domingo às 14h terá encontro de gaiteiros. Contato no (54) 99147-1046.