Colunistas
Inverno chuvoso gerou perdas na agricultura
Aqui em São José do Hortêncio não foi muito diferente de outros municípios da região, pois alguns produtores contabilizaram perdas nas suas plantações de hortaliças. Segundo o produtor rural, vereador e presidente da Câmara, Paulo Kunzler (PTB), as perdas na sua roça alcançaram o patamar de 50% em alfaces, couves e outras hortaliças. São perdas significativas, causadas pela chuva, pela geada e pelo frio, em um inverno diferenciado de alguns anos recentes.
PULGA
Os produtores rurais estão com a pulga atrás da orelha, como diz um antigo dito popular, ou seja, estão desconfiados. Isso é relativo à rastreabilidade, que será imposta aos produtores rurais de forma geral. O Governo Estadual quer saber quem produz, onde produz e que data foi embalado o produto. Também que tipo de produto foi utilizado no combate de pragas. A etiqueta deve estar nas caixas dos produtos ou nas gôndolas dos supermercados para que seja identificada a origem. A regra vale para quem produz verduras ou frutas cítricas.
AO PAIXÃO
O vereador Valdir Dill (Cacete/MDB) fez uma homenagem ao recém-falecido tradicionalista, Paixão Côrtes. Segundo Cacete, o tradicionalismo só está enraizado por causa de Côrtes. Segundo o vereador, o tradicionalista deixou um bonito legado cultural para os gaúchos.
RIGOR AMBIENTAL
Paulo Kunzler perguntou o que faltava para concluir a ponte da rua 64, e Olavo Spaniol disse que faltava somente a liberação do órgão ambiental. Alguns vereadores comentaram na Câmara que é grande o rigor no controle do meio ambiente. Irilde Spaniol disse que não é possível arrancar uma árvore que já há multa. Cirio Krummenauer disse que um parente foi multado por utilizar pedras da propriedade para cercar um açude. Cacete emendou que cortar maricá já é motivo para se incomodar.
VELOCIDADE
O vereador e presidente da Câmara, Paulo Kunzler, requer que sejam colocadas placas redutoras de velocidade nas proximidades da Escola Municipal São José. Ele comenta que é perigoso para os estudantes a velocidade que alguns motoristas empreendem ao passar pelo local. Geralmente existem várias sinalizações em frente às escolas, para evitar atropelamentos.
CIVISMO
Neste ano não terá o Desfile da Semana Farroupilha. Primeiro porque houve um desfile de cavalarianos por ocasião da 17ª Festa do Aipim. Em segundo, a comemoração é da Semana da Pátria, com Hora Cívica no Ginásio Municipal de Esportes na sexta-feira pela manhã. Houve apresentações da Banda Marcial, Coral Municipal e Grupo de Danças Gaúchas Gaudérios de Hortêncio.
BAILE DE KERB
Acontece no sábado, dia 15, o Baile de Kerb Premiado. A promoção é da Comunidade Católica do Campestre. Haverá missa às 20h, e às 22h inicia o baile. A animação é com a banda Viva Alegre. Os ingressos antecipados custam R $ 7 e na noite R$ 10.