Conecte-se conosco

Coluna Estância Velha

Cuidados com quem precisa

27/09/2018 - 11h00min

O autismo foi a pauta do início da sessão da Câmara da última terça. Um projeto criado pelo vereador Valdeci de Vargas tem o espectro como premissa. São crianças e adultos que, nem sempre, têm sua condição percebida com brevidade. Nem sempre é fácil notar que alguém faz parte deste grupo de pessoas. Às vezes parecem apenas introvertidos, fechados, mas pode ser mais do que isso. É importante que se pense nas pessoas que vivem dentro do espectro autista. Estava na hora de pensar neles também, de focar na saúde da cidade com foco em todos que precisam ser atendidos.

FISCALIZAÇÃO

Uma indicação do vereador Diego Francisco pede que se estabeleça uma fiscalização para obras nas vias da cidade. A ideia é que o trabalho seja avaliado para que não haja problemas posteriores com as obras e com as ruas do município. É uma ideia a se analisar com atenção, não é apenas “alguém olhando o que estão fazendo”, é alguém zelando para que não aconteça uma das principais problemáticas do País: obras que precisam ser refeitas e gastos dobrados de dinheiro público. Sabemos que isso acontece muito, que diversas vezes os trabalhos são realizados de forma “meia boca” e, quando se vê, precisa ser realizado novamente, o que significa mais transtorno para a população, mais burocracia e mais dinheiro gasto. Quando se tem a possibilidade de se cortar o mal pela raiz, é bom fazer.

ENERGIA ELÉTRICA

Depois de muito tempo, aparentemente, Estância Velha voltou a ter luz. O trabalho das equipes da RGE Sul restabeleceu o abastecimento dos bairros que – ainda na terça – estavam sem energia elétrica, como era o caso do Morro Agudo, Lago Azul e Campo Grande. Ainda assim, o tempo que a população ficou sem luz, os problemas que foram enfrentados por conta disso e os transtornos causados pela queda do abastecimento, não são situações que podem ficar se repetindo. É complicado demais deixar que situações assim tornem-se rotina. O valor pago pelo serviço não é nada barato e é necessário um retorno da empresa, afinal, não estamos pagando por serviços que não cumprem – direito – o que prometem. O valor investido é alto, o retorno também deve ser.

ÁREAS DE LAZER

Ainda na sessão da Câmara, o vereador Carlos Bonne comentou sobre o descaso e o abandono das áreas de lazer do município. O parlamentar afirmou que é importante entregar áreas onde possam, verdadeiramente, aproveitar seu tempo livre. Diversas são as áreas da cidade que teriam essa finalidade, mas muitas esbarram no descuido. Há não muito tempo conversei com pessoas que se prontificaram a cuidar das praças dos bairros onde vivem e, o que vi, foi de excelente trabalho. Ainda assim, não é tudo que devemos – ou podemos – deixar a Administração de fora. É preciso uma atenção maior das áreas menos centrais. A população precisa de muita coisa, a cidade precisa de muita coisa e, sim, tudo deve ser feito. A partir do momento que alguém se prontifica a fazer, o trabalho deve ser realizado.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.