Conecte-se conosco

Destaques

Após fechamento de usina de reciclagem Prefeitura busca solução em Lindolfo Collor

23/03/2018 - 13h54min

Lindolfo Collor – Fechado por determinação do Ministério Público no início de fevereiro, o Centro de Triagem de Resíduos Sólidos, localizado na 48 Baixa, é um impasse a ser resolvido pela administração. Ontem foi apresentado na Câmara de Vereadores um projeto de lei que prevê a concessão do local através de licitação.
O projeto prevê que o local seja cedido por 10 anos, com possibilidade de prorrogação pelo mesmo período. A concessionária será responsável pelas obras e melhorias necessárias para deixar o local apto à atividade. Segundo a justificativa do próprio Executivo, a medida visa sanar a questão e pôr fim à Ação Civil Pública que tramita desde 2011 e segue sem solução.

O FECHAMENTO
Sem a licença ambiental fornecida pelo órgão fiscalizador estadual, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), o local foi fechado por decisão do Ministério Público. Ao todo, 20 pessoas atuavam na Cooperativa de Trabalho dos Recicladores de Lindolfo Collor. A entidade não quis se pronunciar sobre o assunto.
A Ação Civil Pública foi iniciada em 2011 e desde então diversas intervenções e reuniões foram realizadas. Através de um consórcio entre as prefeituras de Lindolfo Collor, Ivoti e Presidente Lucena, foi tentado solucionar os problemas do Centro de Triagem. A ideia era de que juntas, as prefeituras deveriam atender uma série de itens para regularização do espaço, porém, o consórcio não teve efeito e foi finalizado em 2016.
Segundo o chefe do departamento de Meio Ambiente, Ismael Petry, o consórcio não será retomado e garantiu que a administração estava comprometida em buscar solução para o local que fosse juridicamente possível. “É de interesse do município, pois gera retorno financeiro, empregos, além de economia com o serviço de coleta, pois cerca de 15 a 20% do volume de resíduos era reciclado”, explica. Petry ainda explica que a participação dos demais municípios será avaliada, já que Ivoti era responsável por cerca de 80% do volume de lixo que era levado ao local.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.