Conecte-se conosco

Geral

Ano passado, casos de tuberculose aumentaram mais de 100% em Estância Velha

26/03/2018 - 11h11min

Atualizada em 26/03/2018 - 11h14min

Estância Velha – Uma grande mobilização para conscientizar a população sobre uma doença traiçoeira. A ação organizada pela Vigilância em Saúde distribuiu material informativo e orientou os estancienses sobre a importância da prevenção. Outro ponto a ser levado em consideração é que, a faixa etária que concentra a maior incidência de casos vai dos 15 aos 54 anos.
O número de pacientes diagnosticados com tuberculose pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) apresenta crescimento progressivo. Em 2013, eram apenas nove pacientes. Na comparação com 2014, três casos a mais foram registrados, chegando a 12. Após isto, em 2015, o número saltou para 17. No ano de 2016 uma pequena redução foi constatada, com 14 casos confirmados. Entretanto, em 2017, ocorreu aumento superior a 100%, atingindo a marca de 32 pacientes diagnosticados com a doença. Os números são do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).
O fenômeno não atinge apenas a cidade de Estância Velha, conforme explicou a enfermeira Sandra Centofante, responsável pelo programa de combate à tuberculose no município, da Vigilância em Saúde (Visa).

SINTOMAS
A Secretaria de Saúde orienta a população que, em casos de sintomas como tosse (crônica ou com sangue) por três ou mais semanas, dor no peito, febre baixa geralmente à tarde, suor noturno, perda de apetite e peso e cansaço fácil, procurem imediatamente uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município. Mais informações também podem ser obtidas junto à Vigilância em Saúde (Visa) pelo telefone (51) 3551-1417.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.