Geral
MP recomenda cancelamento de evento político na Unisinos
São Leopoldo – Alunos da Unisinos programaram para esta quarta-feira, dia 17, um evento intitulado ‘Estudantes da Unisinos pela Democracia’. O ato é definido como ‘pacifico e suprapartidário’.
Segundo a organização, a ideia é “defender a democracia e o diálogo, estudantes de diversos cursos, cores, credos, crenças se uniram para manifestar seu repudio ao atraso e o apreço pela liberdade”.
No evento, presenças já estavam confirmadas como a vereadora e a futura deputada federal eleita pelo PSOL, Fernanda Melchiona, deputada estadual eleita pelo PSOL, Luciana Genro, entre outros. “Não se trata de concordar integralmente com uma candidatura, mas sim defender nosso futuro e direito a divergência e manifestação. Infelizmente essa eleição se tornou um plebiscito e nós convidamos a todas e todos votarem pela DEMOCRACIA!”, escreveu a organização.
UNISINOS EMITE NOTA
Em contraponto., o estudante da Unisinos, que também foi candidato a deputado estadual pelo partido NOVO, Dirceu Quadros, classificou o ato como campanha política do PT, em entrevista à Rádio Ivoti na terça-feira, dia 16. No início desta semana, ele havia informado que entraria com um pedido no Ministério Público para o cancelamento do evento.
Ainda nesta quarta-feira, a universidade recebeu a recomendação do MP para que não realizasse a ação. Em nota, a Unisinos se manifestou sobre o assunto. Confira:
“Na manhã de hoje, a Unisinos recebeu do Ministério Público Eleitoral do Estado do Rio Grande do Sul, a Recomendação n.º 01/2018, de 17/10/2018, orientando à Universidade que não permita a realização do evento organizado por um grupo de alunos, intitulado “Estudantes da Unisinos pela Democracia”, por infringir a legislação eleitoral.
A Unisinos, cumprindo seu papel de universidade, constitui-se num espaço propício à pluralidade de ideias, um ambiente em que deve acontecer a civilizada discussão dos mais diversos temas, inclusive os políticos. Ao mesmo tempo, a Universidade deve pautar todas as suas ações pelo cumprimento dos preceitos legais.
Por isso, a Unisinos acata a recomendação do Ministério Público Eleitoral para a não realização, em suas dependências, do evento previsto para o dia 17 de outubro de 2018, às 17h30″.
ATUALIZAÇÃO
Nas redes sociais, a organização informou que o evento vai acontecer, mesmo com a posição da Unisinos em cancelar a ação.
Leia também:
Ronaldo Gabbi e Odilo Erhart são homenageados pela Câmara de Ivoti
TSE determina remoção de vídeos em que Bolsonaro cita kit gay