Conecte-se conosco

Colunistas

De todas as gafes que ele já proferiu…

26/10/2018 - 11h00min

Atualizada em 26/10/2018 - 11h02min

No Poder Legislativo existe a figura da Ordem do Dia, que é nada mais nada menos que a cronologia dos trabalhos de uma sessão. Mas também há uma outra Ordem do Dia, que é a pauta da imprensa sobre algo que não está funcionando bem. E é esta segunda Ordem do Dia que trata hoje a coluna sobre a Câmara de Vereadores de Ivoti. Olha, é um negócio muito sério e quase não dá para acreditar numa fala de um dos vereadores. E quando existem problemas eles acabam produzindo novos e assim está acontecendo nas últimas semanas com a Câmara Municipal. Não sei se os integrantes da Câmara de Vereadores estão muito preocupados com a atual Ordem do Dia em torno do funcionamento da Câmara Municipal e seus problemas. Se não estão, deveriam. Afinal, falta transparência, falta pulso na sua direção, falta muita coisa.

TRANSPARÊNCIA

E transparência é uma das coisas que não pode faltar num órgão legislativo. Por incrível que pareça, falta. A seriedade dos 9 vereadores ninguém discute. O que falta mesmo é compromisso com a função de legisladores. Portanto, o juramento que fizeram no dia da posse, todos os homens engravatados e as mulheres usando a melhor roupa, ninguém lembra mais.

INCOMPETENTE

É difícil de acreditar, mas o presidente anterior contratou uma assessora jurídica por indicação política pagando mais para ela com a desculpa de que precisaria alguém de ´notório saber´. Em vez de ter notório saber, acabou se revelando com o pouco tempo que ficou, que era o contrário. Ela não tinha notório saber algum. Este ano o presidente atual contratou outra pessoa por indicação política de novo e outra vez deu com os burros na água. Esta senhora aí se superou. Pedimos uma cópia de ofício do promotor e a assessora jurídica disse que não podia liberar uma simples xerox. Não existe nada secreto numa Câmara de Vereadores, muito menos um ofício do promotor. Tanto que o promotor, quando ficou sabendo, publicou na internet o ofício. Esta senhora deve sérias explicações. Não tem competência para trabalhar na Câmara Municipal. Vir de Sapiranga para cá para fazer fiasco, jogar o nome da Câmara de Vereadores na lama, não tem cabimento. Borracheiro deveria tomar logo uma providência e trocar a assessora jurídica.

NOTA 4

O pior vem agora. Em termos de transparência, a Câmara de Ivoti é um desastre total. O seu site está abandonado, tanto que só cumpre 23 itens de 59 avaliados pelo Tribunal de Contas. Perguntado por que isto acontece, o ex-presidente e vereador, Satoshi Suzuki, respondeu que faltava funcionário para manter o site em dia. Brincadeira tem hora. Custo a acreditar que uma explicação dessas saiu da boca de Satoshi, um homem de negócios e que não é político profissional.

DE SOBRA

Raciocinem comigo. A Câmara tem um contador que trabalhando meio dia por semana faz o serviço. Tem uma assessora jurídica que em algumas horas por semana faz o trabalho dela. Tem uma secretária, que trabalha todos os dias e deve ficar 90% do tempo sentada lá sem fazer nada. E nenhum deles é capaz de manter o site em dia. Podem ir lá conferir todos os dias para constatar isso. Os vereadores se reúnem uma hora, um dia por semana, e quase não geram serviço algum. E, mesmo assim, está tudo pela metade. De todas as gafes que Satoshi já prometeu, esta de alegar que falta gente para fazer quase nada foi a mais surreal e inacreditável.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.