Geral
Prefeituras investem em projetos de videomonitoramento
O Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) de Ivoti, apresenta em audiência pública na noite desta terça-feira o projeto de videomonitoramento para a cidade. Segundo o presidente da entidade, Vasco Magno Ribeiro, a iniciativa contará com R$ 275 mil, recursos da Consulta Popular, e visa ao controle do trânsito e do patrimônio e ao reforço na segurança pública. Doze câmeras, com equipamentos de alta resolução, vão ser instaladas em locais estratégicos e serão monitoradas por uma central operada pela Brigada Militar.
Além de Ivoti, mais cidades da região terão reforço nas câmeras. O prazo de 15 dias é dado pela Central de Licitações do Estado para que seja publicado o edital de contratação da empresa que fará a instalação dos equipamentos em seis municípios. O projeto Cercamento Eletrônico foi desenvolvido pela Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvrs), com o aval do Departamento Jurídico da Secretaria Estadual da Segurança Pública.
Conforme os prazo legais, até maio deve ser iniciada a instalação dos equipamentos nos pontos principais de entrada e saída de Novo Hamburgo, Campo Bom, Dois Irmãos, Lindolfo Collor, Sapiranga e São Leopoldo. Conforme a prefeita de Dois Irmãos e presidente da Amvrs, Tânia da Silva, as prefeituras devem assinar, em abril, o convênio de adesão ao sistema. A ação possibilitará a obtenção de R$ 4,45 milhões em emendas parlamentares para dar andamento ao projeto. A operação será feita por meio de leituras das placas de veículos e estará interligada a um sistema nacional de segurança.