Conecte-se conosco

Colunistas

Aconteceu de tudo e mais pouco, mas as diárias permanecem na Câmara

29/03/2018 - 11h00min

Eu, particularmente, nunca tinha visto nada igual. Dois vereadores discutindo da forma como ocorreu na última terça-feira, 27, durante a sessão da Câmara de Vereadores. O projeto de Euclides Tisian (Gringo-PT) era polêmico, continha até uma certa fragilidade nas suas explicações e justificativas para apresentá-lo, mas não deveria ter passado das críticas e aspectos políticos. O debate foi também para aspectos pessoais e aí degringolou o embate.

Falou-se muito e o projeto não passou. Com isto, o pagamento de diárias permanece na Câmara de Vereadores do município, aos legisladores e servidores da Casa. Comparado ao que foi visto no passado, como o episódio conhecido como a “farra das diárias”, evoluiu-se. Os dispositivos legais e de controle melhoraram, inclusive, neste ano, com a determinação de apresentação de notas fiscais que comprovem a utilização dos recursos públicos. Houve quem fizesse cara feia, pelo que dizem nos corredores. O fato é que foi para frente e está em vigor. Além disso, a Mesa Diretora já mandou avisar que, em 2018, sem viagens para todos.

Até por que, a diária é o valor realmente gasto pelo vereador com alimentação e outras despesas. Nada mais justo que – se for gasto – exista a comprovação. Neste aspecto, todos de acordo. Porém, enquanto isso, o bate-boca foi longe. Teve réplica, direito de resposta e muita lavação de roupa suja na tribuna. Não será uma data para ser lembrada com orgulho.

O HOMEM DA PAZ

Durante a palavra livre, o vereador Lotário Seevald (Saci-PSB) pediu aos colegas para acalmar os ânimos. Em outras palavras, pediu para baixar o tom. Experiente, viu que o momento era delicado e enxergou a necessidade de fazer algum movimento para apaziguar a situação.

LIONS CLUBE

O Lions Clube de Estância Velha promoverá no próximo sábado, 7 de abril, mais uma edição do jantar dançante, a partir das 20h30. O encontro será na Realize Festas e Eventos (rua Fagundes Varela, 44, Centro). e os cartões estão à venda a R$ 100 (individual).
Conforme a presidente do Lions, Nair Prade, os recursos serão para financiar ações e projetos mantidos pela entidade no município.

O IMPASSE

A Justiça de Estância Velha determinou que o CTG Mourão da Estância permaneça fechado. Porém, uma ponta de esperança para resolução do caso foi aberta. Uma audiência de conciliação entre o Centro de Tradições Gaúchas e o Ministério Público foi marcada e ocorreria na última terça-feira, 27. Porém, o encontro entre as partes foi suspenso e deverá ocorrer na próxima semana. Enquanto isso, o CTG segue interditado. A situação persiste desde o mês de novembro do ano passado.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.