Conecte-se conosco

Destaques

Há 20 anos, quinze famílias convivem com frequentes faltas de luz em Ivoti

26/11/2018 - 10h28min

Atualizada em 27/11/2018 - 10h18min

Ivoti – Há vinte anos, a energia elétrica chegou à Rua Sakura, na Colônia Japonesa, na divisa entre Ivoti e Dois Irmãos. Desde lá, porém, os moradores convivem com a incômoda e frequente falta da luz. Quinze famílias vivem na área, entre eles, uma senhora de 93 anos.

O confeiteiro Alfeu Kunst é um dos habitantes. Produtor de doces e salgados para venda, relata sucessivos prejuízos com a energia que, por vezes, não chega. Na semana passada, R$ 2 mil em alimentos ameaçaram estragar por falta de refrigeração. “Entra empresa e sai empresa, e é sempre a mesma coisa”, lamenta ele, se referindo às distribuidoras.

A atendente Catia Raquel Führ trabalha em uma lancheria no outro lado da BR-116, já no território de Dois Irmãos. No lado de lá, a luz raramente falta. Ela diz que ligações telefônicas são simplesmente ignoradas pelos atendentes da RGE Sul.

Horas sem luz

No último sábado, 24, foram seis horas sem luz durante a tarde. A causa foi um galho caído na fiação elétrica, que estava pendurado há uma semana no local. “Chamamos a RGE Sul, que, em vez de retirar o galho, apenas desligou a luz e afirmou que voltaria para fazer a retirada”, diz Catia.

Alfeu conta que chegou a questionar um engenheiro sobre a viabilidade da instalação de cabos ecológicos, conhecidos por serem à prova de galhos. Só que, segundo ele, o retorno foi de que a alternativa não era viável para aquele local.

“O freezer, se ficar sem luz por 12 horas, perde tudo. Estou com medo de investir, e não guardo mais estoque. Tinha até pensado em ampliar o negócio, mas dessa forma não tem como”, afirma o confeiteiro.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.