Conecte-se conosco

Geral

Esquema de venda de drogas por tele-entrega é desarticulado no RS

28/11/2018 - 09h36min

A Polícia Civil realiza na manhã desta quarta-feira (28) uma operação contra um esquema de tráfico de drogas na Região Metropolitana de Porto Alegre. Conforme as autoridades, a droga era vendida por aplicativo de mensagens de celular e as entregas eram feitas por motoboys. Estão sendo cumpridos 18 ordens judiciais, oito deles de prisão.

Segundo a polícia, um dos investigados, que seria o chefe da quadrilha, já está preso e comandava o esquema de dentro da Cadeia Pública de Porto Alegre. Ele havia sido encaminhado para a prisão na Operação Austral desencadeada pela mesma delegacia, em 2016.

Foram quatro meses de investigações. Policiais infiltrados se passaram por compradores e flagraram a ação dos traficantes. De moto, eles entregavam as drogas em caixas térmicas identificadas com nomes de empresas. Tudo fachada para disfarçar o crime praticado pelos motoboys. Usuários chamavam a telentrega de casa, e até mesmo em universidades e shoppings de Porto Alegre.

Os clientes eram cadastrados em um aplicativo de troca de mensagens. Com o esquema descoberto, a investigação chegou ao gerente da quadrilha, que contratava motoqueiros, controlava a frota e cobrava eficiência. Os investigadores dizem que cada motoqueiro fazia até 200 entregas por dia.

Entre os compradores estão estudantes, empresários e até funcionários de lojas, que movimentavam um negócio milionário do narcotráfico. De acordo com as investigações existiria até uma espécie de “controle de qualidade” das entregas e também um controle do “produtividade” dos suspeitos envolvidos no tráfico.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.