Conecte-se conosco

Colunistas

A Páscoa passou, foi ontem

02/04/2018 - 11h00min

Atualizada em 02/04/2018 - 11h02min

A Páscoa passou, foi ontem. Todos os anos a reclamação da população é o alto custo do chocolate. Muita gente ainda mantém a tradição de presentear familiares, amigos e funcionários com o que tem de melhor nesta época, o chocolate. Sendo ovos, coelhos, em barra… Existem inúmeras opções. Mas mais uma vez a população levou um susto ao comprar o tão sonhado chocolate. Teve um fabricante que chegou a cobrar R$ 215 o quilo do chocolate. Dá para acreditar nisso? Isso é brincar com o orçamento das famílias.

BRINCADEIRA

Algumas indústrias brincam com o consumidor. Olha, cobrar R$ 215 o kg é abuso. Esse abuso só ocorre porque ninguém fiscaliza. Nestas horas falta um Procon ou algum outro órgão de defesa do consumidor. Esses abusos deveriam ser denunciados e punidos. Mas como ninguém faz, estas empresas seguem fazendo o que querem. A falta de fiscalização é um dos grandes problemas deste país.

OPÇÕES

Menos mal que existem outras opções de presentear. Roupa, calçados, bijuterias, caixas de bombom, enfim… O consumidor deve sempre ficar atento e procurar outras opções. Se todos deixarem de comprar dos abusados, estes serão obrigados a baixar os preços… Empresa que não vende só tem uma saída: ou baixa os preços, ou fecha as portas.

NÃO SOMOS TURISTAS

A indústria do chocolate cresceu muito na região por estarmos localizados próximo a Gramado e Canela. Picada Café e Nova Petrópolis ficam no caminho e se aproveitam disso. Aliás, Nova Petrópolis cresceu muito nos últimos anos e Picada Café ainda está dando os primeiros passos. Me lembro de uma coisa que o vereador de Nova Petrópolis, Daniel Michaelsen, falou há cerca de 15 anos. “É preciso explorar o turismo e não o turista”. E mais uma, “nós moradores não somos turistas e não podemos pagar mais caro pelo produto”.

MAIS UMA VEZ

Mais uma vez teremos duas festas no mesmo momento no próximo domingo. A Sociedade Aliança realiza o churrasco dos sócios e disputa do Tiro Rei e Bolão Mestre e a Comunidade Católica Santa Joana Francisca a festa da padroeira. Olha, essa questão já foi muito discutida. Não é possível que depois de tanto tento ainda tenhamos que dividir datas. O Calendário de Eventos foi criado para impedir isso, mas pelo jeito, depois de 26 anos, isso ainda ocorre.

LAMENTÁVEL

Fazer uma festa gera trabalho e alto custo. Em outras palavras, a entidade que promove precisa da presença de um bom público para que haja um lucro bom. Não sei de quem foi o erro de permitir que ocorram duas festas ao mesmo tempo. Só sei que isso é inaceitável. Sei da força das duas comunidades. Inclusive, muita gente de Joaneta é associada da Sociedade Aliança e, com isso, tem almoço gratuito no evento do clube. Este tipo de coincidência precisa ser discutido quando é elaborado o Calendário de Eventos e em comum acordo escolher outra data. Com certeza todos saem ganhando, evita discussões entre as comunidades e o lucro dos eventos é mais garantido. Fazia um bom tempo que não ocorriam essas coincidências de datas e eventos. É uma pena, afinal, isso prejudica as duas entidades.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.