Conecte-se conosco

Coluna Dois Irmãos

O exemplo do lixo e a comparação com Balneário Camboriú

29/01/2019 - 11h00min

Atualizada em 29/01/2019 - 14h51min

– Ivoti anunciou que terá coleta seletiva a partir de agora. Aí você lembra que Morro Reuter começou sua coleta seletiva no final do ano passado e lembra também que muitos municípios ainda não têm esta separação entre lixo orgânico, inorgânico e outros. Uma pena!
– Por outro lado, a coleta seletiva em Dois Irmãos está perto de completar 30 anos. Parabéns!
– Como pode uma cidade fazer isso há 30 anos e ser exemplo para o Brasil, enquanto as demais, tão próximas, não terem feito isso ao longo de 30 anos!?
– Este comentário não é uma crítica às cidades vizinhas, acho que os atuais governos até merecem elogios pela iniciativa, mas…
– Este comentário está aqui posto para que fique o registro e o incentivo de que estas iniciativas não parem. Todas as cidades da região já começaram, em algum momento, a separar o lixo, mas caiu por terra, pela troca do prefeito, pelo pouco esforço dos políticos (pois “não dá voto”, dizem) ou culpa do povo, que não fez sua parte. Enfim, que agora seja ininterrupto!
– Aliás, esgoto a céu aberto (e sem tratamento) e coleta de lixo sem ser seletiva é algo inadmissível nos dias de hoje. Não adianta chorar no Facebook por Mariana ou Brumadinho e não cuidar do lixo ou do esgoto da sua casa.

DOIS IRMÃOS X CAMBORIÚ

– Neste debate instituído na cidade, entre proibir ou não edifícios de oito andares, muitos citam Balneário Camboriú como exemplo negativo, afinal, é a Dubai Brasileira, paraíso dos construtores. A primeira citada tem os edifícios mais altos do Brasil; a segunda, os mais altos do mundo!
– Então, ouvi uma frase curiosa do cantor Sorocaba (aquele do Fernando) na imprensa catarinense, sobre seus empreendimentos: ele disse que o litoral catarinense é a Miami Brasileira. Aliás, deve ter mais gaúcho passando férias lá em Santa, do que aqui no nosso litoral…
– Aliás, o brasileiro idolatra tantos políticos ladrões (e os defende nas redes sociais), jogadores de futebol, cantores de funk, e se preocupa tanto com a intimidade de atores e atrizes globais… Em vez disso, deveria tirar mais lições positivas da vida de pessoas como este Sorocaba (e tantos outros): é cantor, empresaria Luan Santana, Lucas Lucco, Thaeme, Marcos e Belutti e mais algumas dezenas de cantores, casas noturnas, jogadores de futebol e cavalos de raça. Inclusive, sua empresa veio aqui em Boa Vista do Herval, através do Cristiano Cardoso da Novo Teto (de SC), comprou o antigo Frigorífico Haubert, gerando (ou salvando) centenas de empregos, e, principalmente, a arrecadação do município, pois é a maior do Teewald. Certamente, em vez destas revistas ou programas de fofoca se preocuparem com futilidades, seria mais produtivo ao futuro das pessoas e do país… Bom, deixa pra lá!
– Por falar em Santa, tomara que o novo governador faça o Rio Grande voltar a ser grande. Não é uma crítica ao Sartori, é apenas um comentário pois não podemos ficar para trás de SC e PR… Bueno, falamos mais disso durante a semana.
– A mensagem positiva do dia: “Expresse gratidão com palavras e atitudes. Sua vida mudará muito de modo positivo”, de Masaharu Taniguchi, líder religioso japonês, fundador da Seicho-No-Ie.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.