Colunistas
As emancipações e comentários sobre Kerb e eventos de Morro Reuter
– No domingo a noite, o Fantástico da Globo fez uma matéria mostrando a realidade em alguns municípios do país. Ambos com a mesma população, entre 2 mil e 3 mil habitantes, mas bem diferentes. Um deles, sequer tinha padaria, muito menos serviços públicos. No outro extremo, um município de Primeiro Mundo, com policiamento e serviços públicos da melhor qualidade.
– O mote da matéria era que, dos 5.500 municípios do Brasil, 1/3 deles não consegue sobreviver, pois a grana que arrecada mal dá para pagar salários dos cargos criados por conta da emancipação. É claro, se não tivesse emancipado, não pagaria salário de prefeito, vereador, secretário e nem alugueis. Mas o que receberia em troca do município-mãe? Teria posto de saúde, creches e estradas boas? Não é melhor gastar (desde que com boa gestão) e ter o serviço, do que não gastar e não ter?
– Aí lembrei de uma vez, em que em uma palestra, um economista da região falou em Novo Hamburgo que Morro Reuter e mais alguns municípios não deveriam ter sido emancipados, pois não sobreviveriam, pois a arrecadação era baixa. Depois do encontro, ele foi desafiado a vir nestes municípios para falar isso, afinal, dificilmente encontraria um só morador que fosse contra a emancipação.
– O custo pode ser alto, mas antes emancipado, com autoridades próximas para cobrar, do que longe e desassistidos pelo município-mãe. Se Brasília não fosse tão longe, o Brasil seria outro…
– Isso foi lá atrás e hoje Morro Reuter já completou Bodas de Prata e está chegando a 26 anos e está aí dando exemplo para o Estado e para o Brasil. É claro que as coisas poderiam estar melhores, mas, não podemos nos queixar. Basta olhar a volta, por este Estado afora…
– Ou você pensa como este meu antigo professor, o economista contra as emancipações?
AGENDE-SE
– Benno Büttenbender, novo presidente da sociedade de Picada São Paulo, está fazendo um chamamento para os ex e atuais associados para se engajarem no projeto de melhorar a sociedade.
– Sexta tem bingo na Sociedade São Paulo, às 19h30, com R$ 400 no prêmio principal. O lucro será revertido para reformar a cozinha da sociedade.
– E neste sábado teremos o Kerb do Franckenthal, da comunidade Santo Antonio, e também o Kerb de Nova Renânia, a comunidade Menino Jesus de Praga.
– E no sábado seguinte, dia 2, teremos o Baile da Moto da Walachai e o Baile de Kerb da Comunidade Evangélica da Fazenda, além do Kerb de Linha Marcondes.
– Já o Kerb de São José do Herval será no dia 16 de março, uma semana antes da festa de emancipação, que será dia 24.
– Por falar nisso, estão abertas as inscrições para o concurso das soberanas, que será no dia 22 de março.
– A Vithall Treinamentos está iniciando o treinamento Lorap (Líder em Obter Resultado Através das Pessoas) na próxima quarta, 30, às 19 horas.
– A mensagem positiva do dia: “Conseguimos fazer mais amigos em dois meses do que em dois anos a tentar que eles se interessem por nós”, de Dale Carnegie.