Conecte-se conosco

Coluna Dois Irmãos

Cidade não está vazia, os cargos e mudanças no cenário político para 2019

21/01/2019 - 11h00min

Atualizada em 31/01/2019 - 13h53min

VAZIAS?

Há 20 anos, janeiro era sinônimo de cidades vazias por aqui. Pouco carro na rua, pouco movimento nos bancos e no comércio. Se dizia, inclusive, que “a maioria está na praia”. Mas esta realidade mudou, temos fila nos bancos, falta de vaga para estacionar nas ruas… A única diferença é que, ainda, parte da população economicamente ativa, se não está de férias, está por aqui fugindo do calor da rua e ficando mais em casa, de resto, tudo está nos seus devidos lugares.

MUDANÇAS

Se o ano terminou com uma alteração no primeiro escalão da Prefeitura – a saída do João Weber e entrada do Tenente Maicá – este 2019 iniciou com duas mudanças no segundo escalão, com troca de chefes de departamentos da Cultura e Agricultura. Em breve, certamente teremos outra novidade neste escalão que é a chefia do Desporto. Ano passado, foi ventilado que Sérgio Kroetz assumiria a vaga que foi do Mauro Hahn na pasta dos esportes.

DUAS

Falando em mudanças, faltam duas semanas para iniciarem as sessões na Câmara. Este ano devemos ter novidades no Palácio Veronez Bueno, não só a troca do presidente, onde sai o Paulinho e entra Sérgio Fink. Depois de dois anos de PP no comando da casa, entra o MDB, quer dizer… Afinal, Sérgio está ou não fora do partido? A  questão está na Justiça? Talvez, pela primeira vez, teremos um presidente sem partido?

MAIOR NOVIDADE

Mas a novidade maior ficará por conta do seguinte: a prefeita Tânia terá maioria ou minoria na Câmara. O que você acha?

CARGO

Entre os cinco ou seis funcionários que a Câmara tem (não sei o número exato, confesso), há um cargo que é, digamos, político. Não era assim, mas mudou de 10 anos para cá. Então, o presidente da Casa é quem indica a pessoa para este cargo. Ou deixa vago.

Já foi do Douglas, do Eronildo, do Yannes, e, recentemente, do Tenente Maicá, quando Marcel deixou de ser deputado, então, o indicou para o presidente Paulinho do PP.

Maicá agora comanda a Secretario do Turismo, que é do PP. Ou melhor, vamos escrever o nome completo da pasta (Indústria, Comércio, Turismo e Agricultura) antes que alguém pense que já é “efeito Bolsonaro” colocar um tenente na “secretaria do Turismo” em vez de ser um “turismólogo”.

Enfim, vamos ao motivo do comentário: neste novo ano, sob comando do Sérgio Fink, quem será que vai ocupar este cargo?

EXEMPLO

– O Parque do Caracol de Canela recebeu 353 mil visitantes em 2018. E todos pagaram ingresso para ver a cascata e as belezas naturais. Ou seja, foram mais de R$ 5 milhões de receita. Já pensou se Dois Irmãos, Morro, Herval e arredores, com tantas belezas naturais também tivessem seus parques? Não precisava ser como Curitiba, que tem “zilhões” de parques, um mais encantador que outro…

– Além de termos opções para nosso povo passear, atrairíamos turistas, e, ainda, poderíamos arrecadar uma boa grana para construir uma creche por ano, apenas com os ingressos dos turistas, isentando moradores do município.

– A mensagem positiva do dia: “Acorde todas as manhãs com um sorriso. Esta é mais uma oportunidade que você tem para ser feliz. Seja seu próprio motor de ignição. O dia de hoje jamais voltará . Não o desperdice!”, de Roberto Shinyashiki.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.