Conecte-se conosco

Colunistas

A discussão entre os vereadores pode ganhar desdobramentos hoje

03/04/2018 - 11h00min

Tem mudança na organização da festa mais importante da cidade. Não é demérito às demais celebrações realizadas no município. Porém, o Kerb é o evento que reúne mais público e mobiliza a cidade durante mais de 15 dias. A alteração é grande e a Prefeitura deixará toda a estruturação da festa de seis dias nas mãos da empresa Celeiro Feiras e Eventos. Recentemente, estive em Cruz Alta e esta foi a entidade que executou a montagem da avenida dos desfiles de Carnaval realizados nos dias 9 e 10 de março. Tudo transcorreu perfeitamente e nenhum problema registrado. Além disso, é uma empresa que possui largo conhecimento e bons trabalhos em festividades semelhantes ao Festival de Kerb de Estância Velha. Portanto, acredito que a festividade estará em “boas mãos” neste aspecto.

Questionada sobre a razão da alteração estrutural, a resposta foi: realizar a festa, sem comprometer a receita. Bom, é claro que vários municípios estão passando por dificuldades. Talvez a crise tenha encorajado a administração a tomar uma decisão que, no meu entendimento, era necessária há muito tempo. Não dá mais para o município contratar trezentos serviços, que tornam-se caros aos cofres públicos, enquanto existem empresas especializadas na gestão e possuem todo o preparo para organizar uma festa deste porte.

As entidades cumpriram, ao longo dos últimos anos, um belo serviço se dedicando e planejando o Kerb ao lado da Prefeitura. Porém, de forma voluntária e por amor à festa. Penso que este esforço deveria, até mesmo, receber um belo reconhecimento nesta edição. Aproveitar algum momento solene e homenagear estas pessoas e entidades que dedicaram-se tanto. Até mesmo, deixaram de aproveitar a festa e trabalharam para que ela ocorresse.
Enfim, é uma mudança necessária.

SESSÃO PROMETE

Caso se confirmem as promessas da semana passada, a sessão desta noite na Câmara de Vereadores poderá conter elementos tão explosivos quanto da semana passada. As rusgas da eleição para a Mesa Diretora foram superadas, após o recesso parlamentar. Que, aliás, veio em boa hora para acalmar os ânimos. Desta vez não há pausa programada para que tudo fosse passando com o tempo. O fato é: o clima não anda muito bom na Casa. Pelas redes sociais, a página do vereador Gringo saiu em defesa do projeto. Só que, muita gente alimentou o debate e acirrou a discussão. A partir das 19 horas saberemos se a novela terá ou não novos capítulos.

PEDIDOS NA JUSTIÇA

Falando em Câmara, uma situação que vira e mexe pauta o debate no Legislativo estanciense são os pedidos de resposta. Semana passada um caso interessante ocorreu. Um grupo de vereadores da cidade de Três Passos ingressou na Justiça para obrigar a Prefeitura local a prestar informações aos legisladores. Obviamente, o assunto era grave. A administração de Três Passos não encaminhou os valores solicitados no serviço de emulsão asfáltica e gastos com compra de materiais de construção. A Justiça deferiu o pedido em caráter liminar.
Por aqui, a vereadora Márcia Ribeiro (PT) já pediu ajuda da Mesa Diretora para cobrar a Prefeitura de Estância Velha por respostas. Imagina se a moda pega por aqui?

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.