Conecte-se conosco

Colunistas

Picada Café

27/02/2018 - 15h43min

Atualizada em 14/03/2018 - 14h32min

MÃOS ATADAS

Assim está o governo Daniel Rückert e sua equipe. Ontem o prefeito me recebeu para um bate papo onde relatou a real situação financeira de Picada Café. E os números não são nada bons no que tange recursos para investimentos. Aliás, hoje teria uma migalha para investir e com migalha não se faz absolutamente nada. Muita gente reclama que o governo só aumentou taxas e impostos até agora, o aumento dos servidores foi só de 2%, mas não fosse a atitude desse governo no ano de 2017, com certeza, seria bem pior e o ano teria fechado no vermelho.

FUTURO OBSCURO

Aí você acha que o pior já passou? Não, acreditem. O problema é geral. A arrecadação de impostos diminuiu, a crise está fazendo muitas empresas trabalhar e produzir menos, o que gera menos impostos, empresas como o Curtume Ritter tem diminuído os dias trabalhados e o pior, estamos em ano de eleição e a projeção no Brasil não anima nem cavalo paraguaio. Aliás, tudo o que o Governo Michel Temmer sonhou. Fez um monte de liberação de emendas para deputados para não ser cassado e, agora, por ser ano eleitoral, não precisa liberar estas emendas. Aliás, se é para liberar recursos e afundar ainda mais o País, que fique como está.

SERVIÇOS

No fundo no fundo o prefeito Daniel sabe que precisa cortar na carne, ou seja, diminuir serviços. E lamentavelmente este corte ou diminuição pode ocorrer na saúde, uma área que toda a população se acostumou com a implantação do Posto 24 horas, aliás, um serviço que acredito que todo cidadão cafeense já usou. Lembro que o Posto 24 Horas foi implantado pelo ex-prefeito Luciano Klein, ainda em eu primeiro mandato e o levou para a segunda gestão pouco depois sem muito esforço. Mas naquela época tinha dinheiro saindo pela janela, coisa que hoje não tem mais. Se o corte ocorrer mesmo na saúde, sei que a chiadeira será grande. Me lembro que nestes anos se falava muito. Fazer saúde com os cofres amarrotados é fácil, difícil é manter assim que houver uma crise e cair a arrecadação.

 

RENDA

A criação de peixes pode ser uma excelente renda. Claro, para isso é preciso ter uma área com água em abundância. Na região há inúmeras propriedades que investiram em pesque pague, ou seja, transformaram a propriedade em açudes, em rendas. Pessoalmente acho que o município deveria dar incentivo, pelo menos reduzir o custo da hora/máquina aos agricultores que tivessem interesse neste ramo. Um apoio semelhante há para quem quer construir novos aviários, outra cultura cara, mas que gera uma excelente renda ao município.

PRODUZIR O QUE VENDE

Na verdade tudo o que tem comprador pode ser produzido pelo agricultor. Seja fruta, verdura, hortaliças, frango, peixe, a cultura que for pode gerar renda. O agricultor não pode é inventar. Basta produzir o que tem comércio que a venda e o faturamento estão garantidos.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.