Conecte-se conosco

Coluna Nova Petrópolis

Algumas apostas sobre os assuntos da Câmara de Vereadores em 2019

04/02/2019 - 11h00min

Atualizada em 04/02/2019 - 11h21min

Hoje à noite acontece a primeira sessão ordinária da Câmara de Vereadores em 2019. Vou fazer um exercício de futurologia e listar alguns dos assuntos que poderão se destacar nos primeiros debates:
– A ordem de serviço que proibiu os funcionários dos postos de saúde dos bairros e do interior de utilizarem os carros do município para o deslocamento deles do centro até as unidades.
– A relação do Executivo municipal com a nova composição do governo do Estado, lembrando que o decreto de situação de emergência em Linha Temerária foi criticado em Porto Alegre porque não teria havido contato formal entre as partes e que o governador não foi convidado oficialmente para a Festa do Figo.
– A tão propagada dificuldade financeira do município;
– O plano de governo da gestão Lelo e Charles, cujo prazo de execução acaba de passar da metade;
– A ideia lançada por Darlei Wolf (PSDB) no final de 2018, de diminuir o número de vereadores, de 11 para 9, na próxima legislatura;
– A implantação do estacionamento rotativo na área central;

ESTACIONAMENTO

Algumas pessoas questionam o modelo de estacionamento rotativo que será implantado. Eu acho que estas pessoas estão bem intencionadas e inclusive cumprem um papel importante ao questionar. Mas sinto a falta do poder contestador dessas pessoas quando estamos na raiz de todo esse problema. Cadê os cidadãos indignados quando um motorista resolve estacionar em fila dupla na frente do Banco do Brasil, acreditando que tem este direito só porque deixou o pisca-alerta do carro ligado e que vai ali “rapidinho”? Qual é o problema deste motorista, além da óbvia infração de trânsito que está cometendo? É que ele gostaria de encontrar uma vaga livre na frente da agência. Não pode ser a uma quadra dali, na frente da biblioteca, por exemplo. Eis que a solução é o estacionamento rotativo.

CERVEJA ARTESANAL

Levantamento feito pela Zero Hora aponta Porto Alegre como a cidade brasileira com o maior número de cervejarias artesanais: 35. Caxias do Sul é a terceira: 16. Nova Petrópolis não aparece na lista das dez maiores. Mas é importante frisar que a cidade já tem algumas cervejarias formalizadas e outras tantas buscando formalização. Juntando tudo, não me surpreenderia se totalizasse uma dezena.

FRUTICULTURA

A Prefeitura regulamentou na sexta-feira, dia 1º, o Programa Municipal de Fruticultura. Por meio dele é custeada a metade do valor investido pelos produtores na aquisição de mudas. O limite é de R$ 1.600,00 por produtor e R$ 50 mil no total para o ano.

GINCANA

O ano de 2019 terá uma edição da Gincana Municipal e as equipes já estão se movimentando, seja com relação a eventos e atividades que pretendem realizar ou organizando-se para as provas e tarefas, que acontecerão nos dias 30 e 3 de março.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.