Geral
Meteorologista diz que região deve ter tempo ameno pelo menos até o dia 20
Região – Fevereiro começou com clima ameno e chuva. Depois, veio o sol. Mas será que este alívio persiste a longo prazo ou o calorão terá retorno, assim como houve na maior parte do mês de janeiro? Para esclarecer esta questão, a reportagem do Diário conversou com o meteorologista Nilson Wolff, encarregado da Estação Climatológica de Campo Bom, e referência para a região da Encosta da Serra.
Segundo ele, tudo indica que haverá sim uma trégua para o sol forte, ou ao menos sem marcas tão altas em um período prolongado. “Tranquilamente podemos ter, em um dia ou outro apenas, máximas de até 36 graus, o que é normal para fevereiro. Porém, estamos atravessando um período de temperaturas agradáveis”, afirma Wolff.
Leia também:
“Friozinho”
A projeção de dias não tão quentes é válida, pelo menos, até o próximo dia 20, com possibilidade até de noites e madrugadas mais frias em determinados locais. “Teremos, sim, dois ou três dias de calor mais forte, depois chove e caem as temperaturas mais uma vez”, projeta o meteorologista.
Segundo Nilson, o mês de janeiro no Rio Grande do Sul foi o mais quente de toda a série histórica, desde que iniciaram os registros em Porto Alegre, em 1910. “Aqui na Estação Climatológica, realmente nós confirmamos e registramos o mês de janeiro mais quente em 35 anos. A temperatura média terminou em 27 graus centígrados, quando o normal para o mês é de 25 graus”, pontua ele.