Colunistas
Abandono de animais ocorre sempre nas zonas de divisa
O abandono de cães voltou a assombrar o município. Conforme levantamento divulgado ontem, em apenas uma semana, foram 15 casos deste gênero na cidade. É muita coisa. Por mais que a Secretaria do Meio Ambiente e Preservação Ecológica (Semape) faça sua parte, acaba sendo difícil identificar os autores do crime. Sim, afinal, abandono de animais é um crime assim como maus-tratos. O curioso é que a imensa maioria das situações ocorre, costumeiramente, nas áreas próximas das divisas de Estância Velha com cidades como Novo Hamburgo e Portão.
O último caso volumoso ocorreu no bairro Rincão Gaúcho, durante o feriadão de Páscoa, quando nove cães foram deixados na Associação de Moradores. Felizmente, um grupo de protetores da causa animal que residem nas imediações do local prestaram auxílio e, ao menos, conseguiram remediar a situação até segunda-feira, 2, quando seis foram levados à casa de passagem do município. Os cães passaram por avaliação veterinária e já neste sábado, 7, estarão disponíveis para adoção. Porém, quem desejar ficar com um ou mais destes animaizinhos pode procurar a Semape.
O contato pode ser através do telefone (51) 3561-7062.
COMISSÕES FUNCIONANDO
Os vereadores andam cumprindo sua missão e fiscalizando as ações da Prefeitura. Não apenas de seus gabinetes, mas também circulando pela cidade. A Comissão Especial que foi nomeada este ano pelo presidente da Câmara de Vereadores, Valdeci de Vargas (Django-MDB), foi até as escolas municipais verificar a situação dos equipamentos de ar-condicionado. Por conta da rede não comportar os equipamentos, os estudantes e professores ficam impossibilitados de utilizá-los em sala de aula. A Emef Presidente Kennedy, por exemplo, já conta com subestação de energia elétrica. Algo semelhante precisará ser feito na Emef Germano Dauernheimer para equacionar a questão. Porém, não apenas nas escolas que existe o problema. A Unidade Básica de Saúde (UBS) Rincão dos Ilhéus II também registra algo deste tipo. Pasmem, o posto de saúde foi inaugurado em 2016.
AVIÃO
Prática antiga no mundo do futebol, especialmente para cornetear o adversário em derrotas, um avião sobrevoou a área central de Estância Velha com objetivo diferente. O pedido, de quem pagou pelo “passeio aéreo”, foi de fazer um apelo à ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber. A faixa continha a seguinte mensagem: “Contamos contigo Rosa Weber”.
Isto ocorre porque o voto dela deve ser o “fiel da balança” no julgamento do habeas corpus preventivo solicitado pela defesa do ex-presidente Lula, já que o político foi condenado em segunda instância e poderá ser preso. A suprema Corte analisará a matéria hoje. Caso o pedido impetrado pelos advogados de Lula seja aceito no STF, o ex-presidente seguirá em liberdade.
De fato, o povo de Estância Velha é bastante criativo.