Conecte-se conosco

Geral

Passos para iniciar o seu próprio negócio de forma rápida e eficaz

13/02/2019 - 16h36min

Um número crescente de pessoas tem vindo a perceber que a realidade corporativa mudou. A segurança no emprego é em grande parte uma relíquia, os benefícios não são o que costumavam ser, e começar seu próprio negócio está parecendo muito menos arriscado.

Se você está entre a maioria das pessoas que gostariam de atingir o auto-emprego remunerado, aqui estão alguns passos-chave para iniciar seu próprio negócio sem desperdiçar tempo precioso e recursos financeiros.

Iniciar seu próprio negócio: X dicas para começar
Desengane-se quem lhe disse que ter o seu próprio emprego é uma tarefa impossível. Na verdade, é bem mais simples do que aquilo que possa pensar.

De seguida iremos ajudá-lo a perceber como começar seu negócio.

1 – Tenha certeza de que o empreendedorismo é o que você realmente quer
Se você está pensando em começar um negócio porque você perdeu seu emprego e está tendo problemas para encontrar um novo, então pense em fazer uma melhor pesquisa de emprego.

Contrate um treinador de carreira ou obtenha algum treinamento. Iniciar um negócio é muito mais difícil do que conseguir um emprego. Por isso vale a pena o esforço extra para procurar emprego de uma maneira melhor se essa é a sua verdadeira preferência.

Além disso, pense se você tem o que é preciso para iniciar um negócio nestes termos: Ninguém lhe dirá o que fazer (exceto os seus clientes).

Você tem que ser auto-motivado, disposto a fazer muitos sacrifícios e ser capaz de aguentar para o longo prazo, enquanto o seu negócio vai da inicialização à maturidade.

2 – Decidir que tipo de negócio você quer
Franquia ou independente? Serviço ou fabricação? Retalho ou e-commerce? Consumidor ou business-to-business?

Existem dezenas de diferentes tipos de negócios, cada um com seus próprios benefícios e desvantagens.

Gosta de trabalhar com o público? Uma loja de varejo pode ser ideal para você, mas você enfrentará o tradeoff de ter muitas despesas gerais (aluguel e serviços públicos, por exemplo).

3 – Pesquise sua ideia
A coisa mais importante a lembrar se você está considerando começar um negócio é isto: Não é uma corrida.

As pessoas que se apressam são penalizadas no mercado muito mais severamente do que as pessoas que demoram o seu tempo.

Você pode ouvir as palavras “first-mover advantage”- a ideia de que você começa um grande avanço por estar fora com um produto antes de qualquer outra pessoa.

Mas essa ideia é exagerada, especialmente para pequenas empresas. Emergir muito cedo e você pode desperdiçar recursos preciosos.

É muito melhor pesquisar metodicamente e diligentemente a sua ideia.

• Alguém mais está fazendo isso?
• Como é a concorrência?
• Os consumidores e as empresas têm substitutos viáveis se não escolherem o seu produto?
• Seu produto realmente resolve um problema desagradável?
• A demanda será grande o suficiente no futuro, não apenas por um ano ou dois?

Uma vez que você esteja completamente convencido de que tem a ratoeira virtual melhor, então você pode continuar.

4 – Escrever um Plano de Negócios
Com as dezenas de recursos para desenvolver um plano de negócios disponíveis online, não há mais uma desculpa para não escrever (não pensar, escrever) um plano de negócios antes de iniciar o seu negócio.

Porquê escrever um plano mesmo que seja a única pessoa que trabalha no negócio? Porque o obriga a responder a perguntas críticas que não deve ignorar se quiser ter uma forte probabilidade de sucesso. Não tem que ser longo.

Faça uma única página se não tiver paciência para fazer mais. Mas deve responder a estas perguntas:

• Qual é o propósito do negócio?
• Quem são os meus clientes?
• Qual é o problema que o meu produto/serviço resolve?
• Quem é o meu concorrente e porque é que a vantagem do meu produto/serviço é?
• Como é que eu prefiro, posiciono, comercializo e apoio o meu produto?
• Quais são minhas projeções financeiras para o negócio para os próximos 3-5 anos?

5 – Lidar com a papelada
Juntamente com o início de um negócio vem uma variedade de requisitos de papelada que não podem ser negligenciados, incluindo:

• Pedidos de licenças aplicáveis e registros do governo do seu estado. Obtenha orientação do site do Escritório de Tributação do seu estado em quais formulários você precisará preencher
• Se a propriedade intelectual é um ativo importante para o seu negócio, você precisa protegê-la imediatamente. Mesmo que o registo de marcas registadas e patentes seja caro, é muito mais dispendioso lutar contra alguém por direitos de propriedade intelectual. Também se certifique de adquirir nomes de domínio da Internet que podem ser importantes para o seu negócio
• Se você formar uma minoria ou empresa de propriedade de mulheres, você pode se qualificar para programas especiais do governo que podem fornecer capital de arranque
• Adquira um seguro empresarial adequado antes de iniciar as operações

Agora você já sabe como começar seu negócio. Por isso, nada de ter medo. Se esse for mesmo seu sonho, siga em frente, tudo irá correr bem!

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.