Colunistas
Lindolfo Collor
CADERNO
O aniversário de Lindolfo está chegando e o Diário está preparando um super caderno. Reportagens especiais virão por aí. Aguardem!
COM A PALAVRA, O EX-PREFEITO
Foi grande a repercussão da entrevista que fizemos com o ex-prefeito Alceu e a ex-secretária de Saúde, Clarice da Silva. Recebi ambos no Diário e falamos por mais de 20 minutos sobre a polêmica da devolução das emendas. Clarice trouxe documentos que comprovam que as emendas entraram no Fundo da Saúde em 2015 e, segundo Clarice, a data máxima para utilização dos recursos era o ano de 2017 e não 2016. Alceu é um líder nato. Disse que sempre confiou na sua equipe e que tem certeza que não houve erro de sua gestão. “Jamais iria buscar emenda pensando em devolver”, disse ele por diversas vezes.
AÇÃO E REAÇÃO
O prefeito Wiliam falou mal da administração passada. O ex-prefeito Alceu reagiu e disse que Wiliam mente desde o primeiro dia de governo: “ele diz que mora em Lindolfo, mas nunca morou”. Esse bate volta é ação e reação. E digo mais. O ex-prefeito Alceu até que estava na sua, foi uma vez em sessão. Esteve reunido com os vereadores da oposição, mas nunca se meteu oficialmente na política. Depois deste “resgate”, Alceu voltou com tudo. Nesta quinta-feira, utilizará a tribuna da Câmara. “Tiraram o homem do trabalho na roça, agora que aguentem a consequência”, disse-me um aliado político do ex-prefeito. E sobre eleição, podem ter certeza que Alceu vai concorrer novamente.
OUTRA GUERRA PARALELA
Se Wiliam e Alceu estão em pé de guerra, o que dizer de Diogo e Alcírio? Os adversários políticos voltaram para o ringue. Alcírio foi notificado de uma denúncia no Ministério Público feita pelo colega Diogo. Segundo o petebista, Alcírio contratou um collorense para ser assessor da presidência sem ter Ensino Médio completo, o que seria ilegal. A denúncia de Diogo foi montada por ele, com a ajuda da ex-assessora da presidência, jurídico da Câmara e Uvergs. As consequências podem ser graves. Se o MP comprovar que Alcírio cometeu um ato ilegal quando foi presidente da Câmara, poderá ser obrigado a devolver o recurso. Não sei se todos sabem, mas o salário foi pago com dinheiro público. O vereador Alcírio já está correndo atrás de sua defesa e essa situação não deve ficar assim. O fato é que Diogo não engoliu os desaforos de Alcírio e resolveu denunciá-lo. Ficam aqui algumas perguntas: se Alcírio não tivesse encarado Diogo, já que nunca teve medo do presidente, a denúncia seria feita? Se Alcírio cometeu esse ato ilegal, ele pode perder o mandato ou ser punido como vereador? Deixamos o MP agora investigar e dar o veredito.
PROVOCAÇÕES
– O prefeito Wiliam e o vereador Gilnei estão em Brasília. Retornam na quinta-feira. Era necessária a ida de Gilnei, já que ele é vereador do PP? Vocês entendem o que eu digo: se o prefeito Wiliam, que é do PP, já vai pedir recurso pra Lindolfo, por que levar, justamente, um vereador do mesmo partido? Levar é modo de dizer, já que quem pagou a viagem foi você caro eleitor. É tudo dinheiro público.
– Romualdo Oliveira deve ser ouvido como atual presidente do Conselho Municipal da Saúde sobre a devolução de emendas. Como líder de um órgão fiscalizador, também têm responsabilidades.
– O próximo capítulo desta novela será exibido na quinta-feira, na Câmara. Estaremos lá para ver o desenrolar desta história.