A 100 km de Buenos Aires: a vila pitoresca que se consolida como polo gastronômico

30 de setembro de 2026

Na que foi a Fonda de Sforzini de 1903, em frente à estação abandonada, filtram-se os raios de sol pela porta-janela de um dos quartos recém-reformados de La Piamonte, mistura de arquitetura antiga com conforto moderno, projetados pelo arquiteto José María Yanes, um dos artífices da reconversão do povo de Azcuénaga em um polo gastronômico rural há mais de vinte anos.

Ouvidos, as cotorras, as corujas e os churri-churis, algum latido de cachorro e quase nada mais. É sexta-feira à noite e a vila, a 100 km ao noroeste de Buenos Aires, ainda não despertou para o turismo que chega nos fins de semana em suas motos e carros para almoçar em um dos 10 restaurantes de uma oferta que cresce. Há crianças brincando na rua mesmo de noite e as ferragens das antigas casonas centenárias de um patrimônio cultural que ainda resiste.

Para dormir também se pode optar pela preciosa hosteria La Magnolia em uma velha casona rural, as modernas cabanas de Rancho Aparte com todo o conforto e piscina que em breve será climatizada, e a casa El Nido, entre outras opções um pouco mais afastadas como Los Vagones de Areco.

Personagens que fazem deste exíguo lugar de 350 habitantes o sítio de peregrinação de viajantes em busca do descanso tradicional e da tranquilidade perdida, aquela que se percebe no entusiasmo do arquiteto Yanes e seus filhos. A mesma que se reconhece no sorriso de Cachín no Club Recreativo Apolo, o rei das bochas; a nova quadra leva seu verdadeiro nome, Alberto Iribarne, em homenagem a todo o trabalho que fez para que o sonho se tornasse realidade.

O clube tem o único buffet aberto durante a semana, a cargo de Marcelo Santander e Marcela Ronco, para comer raviólis caseiros ou milanesa gigante.

A serenidade que se sente na alegria de Analía Capecci e seus filhos cozinheiros Federico e Juan Manuel Gómez, no restaurante La Porteña com suas massas famosas -e deliciosas-, ou seu ossobuco com risoto de abóbora. Ou na energia que expande Lucas Coarasa do Armazém C&T com seu parrilla e suas picadas Sublimes e seus salões repletos de lembranças do antigo esplendor do que foi um povo ferroviário de trem diário na antiga Casa Terren, inaugurada por Rafael Coarasa em 1912 e depois recuperada pela família.

Reflete a tranquilidade na trattoria italiana Cucina de Santo, de Salvatore Di Santo. Os pratos de massas como as orecchiette inesquecíveis ou frutos do mar que fazem junto com a sua esposa Ángeles são como em Nápoles.

Robertino Yacoy e a mãe, a professora aposentada Graciela Deminicis, realizaram o sonho do próprio restaurante de parrilla e massa de excelente qualidade. Experimentem os gnocchi de batata recheados com mussarela, as empanadas, os sorrentinos e a sobremesa de Grace, com tortas fritas para o mate.

Eles abriram Lo de Grace há um ano e meio em uma edificação acolhedora no meio do campo que, como em todos os lugares, exige reserva prévia para não deixar os visitantes desiludidos por ficarem sem provar essas iguarias. Especialmente aos domingos.

Ruas que morrem no campo

De manhã é possível caminhar e a poucas quadras já surge o campo e seu horizonte sem fim: os caminhos rurais, por onde se enveredam bicicletas e motos, trazem lama ou seca, depende do clima, vizcachas, lebres, corujas que levantam voo e desfazem encantos nos céus luminosos da pampa.

Mais uma vez o tecido da luz é outro; ele se infiltra e se dissolve entre as folhas e o ar com cheiro de lenha acesa e do pão que sai da padaria La Moderna de Laura González e suas filhas, fundada em 1917. Junto com Leandro Roldán, que todos conhecem como Cotón, o lenhador que também vende ovos (aqui todos têm apelido), começam a produção de biscoito de campo às 3h30 da manhã, para que entre mais tarde, já fermentado, no antigo e precioso forno à lenha.

O mesmo biscoito que tem sua festa todo ano (foi no domingo, 13 de setembro), que eles fazem com um molde como de torta e que “é preciso saber fazer, não tem muita ciência, mas sim muito amor, gordura, farinha e óleo”, conta a padeira. Convida-se a outras padarias a lenha dos vizinhos Cucullu, Solís, Villa Ruiz, San Andrés de Giles para competir pela melhor bolacha e a algazarra é geral.

O restaurante francês Le Four mudou há um ano, mas a cozinheira Vanesa Plaza mantém o estilo francês que aprendeu com o chef Sébastien Fouillade, e oferece pratos como o delicioso cordeiro com ameixas. Mantém o magret de pato e a sopa de cebola, agora que ainda faz frio.

Café e bolos

Onde ficava antes Le Four, nos salões contíguos às novas acomodações de La Piamonte, a partir deste domingo abre uma proposta de café, bolos e coisas gostosas que faltavam em Azcuénaga. Não havia onde tomar chá. Apesar de Analía Capecci contar que o restaurante La Porteña nasceu como casa de chá.

Histórias de trocados miúdos: a de seu bisavô, Santín Capecci, que chegou como construtor da bela capela Nossa Senhora do Rosário em 1902, inaugurada em 1907, que Ramona Lescano cuida há 20 anos. Ou a do avô de Analía, Eduardo Capecci, o alfaiate do povo, cuja alfaiataria os vaqueiros chegavam a cavalo para trocar de roupas antes de irem ao clube. Ou a de Raúl Ferraroti e sua mulher, Norma Vettorazzo, apelidada de o Chueco, que chegava à Escola N°4 -primária e secundária-, a cavalo desde a estância Los Mimbres de Santo Domingo, onde sua mãe cozinhava. Hoje seus doces combinam frutas com frutos secos, sementes e girassol.

Ramona abre a igreja nos fins de semana e conta que houve um tempo em que um artista de Giles doou as pinturas da Via Crucis “porque quando ensinava as crianças da catequese e lhes dizia que ali estava Jesus, eles não viam; agora, porém, veem”.

Outros lugares para comer são La Posta e o flamante Silvestre, “mas temos que cuidar para não nos transformar em um local de turismo gastronômico descontrolado como aconteceu em outras vilas rurais da região.

É preciso regular a oferta, os resíduos e zelar pelas normas de urbanismo para conservar o patrimônio arquitetônico, os tempos e a alma de nosso povo”, conclui o arquiteto José María Yanes, que junto com seus filhos Federico e Maxi recebe os viajantes em La Piamonte, como em 1903.

Novamente, escurece no coração de Azcuénaga. Os viajantes vão-se, retorna a tranquilidade, o cochicho das vizinhas da vila e os sapos e grilos voltam a erguer seu canto reparador.

Augusto Almeida

Sou jornalista e apaixonado por entender as histórias por trás dos acontecimentos. No Jornal O Diário, acompanho as principais notícias do Brasil e do mundo, com atenção especial aos temas que ganham destaque, geram debate e ajudam a explicar as mudanças do nosso dia a dia.