Conecte-se conosco

Colunistas destaque

A eleição de 2020 se parece com a de 2000 ou de 1996 em Dois Irmãos?

25/06/2020 - 09h34min

Por

Mauri Marcelo Toni Dandel

 

24 ANOS E NÃO 20

Se os nomes de Sérgio Fink e Juarez Stein estarem nas urnas será o mesmo que voltar 20 anos no tempo, pois ambos foram candidatos a prefeito em 2000? Foi isso que cogitamos há alguns dias. E, mesmo que um deles ou os dois concorram a vice, vale esta “teoria” do mesmo jeito, afinal, o nome estará na urna e isso que importa. E mesmo que neste ano tenhamos outros três ou quatro candidatos! Eis que…

QUALIFICADA

Não é de hoje que a gente fala que nossa audiência é qualificada. Eis que um ex-político nos contatou e disse o seguinte: “Pelo nome dos candidatos especulados não será uma volta a 2000, mas a 1.996”. Ué, como assim, 1.996?

MALLMANN

– Ele disse que se o MDB/PP – do qual fez parte, se não me engano – lançar Juarez estará repetindo-se a história de 1.996.

– Em resumo foi mais ou menos assim: em 1988 Mallmann foi eleito prefeito com Renato de vice. Quatro anos depois, Renato virou prefeito e Juarez foi vice. E em 1996 era a vez do então vice, Juarez, que teria Veronez (in memorian) ou outro “nome novo” como vice. Mas voltou Mallmann de vice de Juarez, que venceu, foi a reeleição e, em 2000, trouxe Renato de vice, que depois se tornou prefeito em 2004. Ou seja, a sequência de renovação foi interrompida!

SERÁ MESMO?

Faz sentido? Não sei. Até porque está bem confuso o cenário. Mas valeu a lembrança, agradeço a estes baluartes da nossa história por nos prestigiarem com estes detalhes. Este aí, aliás, a gente já sabia, mas sempre é bom relembrar!

NÃO QUER CALAR

Por falar nisso, se Juarez ou Renato forem vice é para quebrar a renovação com relação às quais nomes do MDB? Boa pergunta…

Por outro lado, isso pode significar algo bem diferente, como o fato de antigos políticos chegarem “em plena forma” (e com voto na urna) 20 ou 30 anos depois! E isso é fruto de elogios!

SÃO JOÃO

– Hoje é Dia de São João. Bons tempos em que se tinha festa junina, com decoração, comida típica e outras coisas que não existem mais. Nem fogueira existia mais!

– Por falar nisso, desde criança aprendi que até Dia de São João os dias vão ficando mais curtos e as noites, mais longas. Passou o dia 24, ocorre o contrário. É uma teoria “caseira” e sem comprovação, tanto é que a ciência diz que é no solstício de inverno, dia 20, que o dia e a noite tem a mesma duração, então, a partir daí, as noites encurtam e os dias encompridam.

– Ah, antes que alguém venha nos perguntar, solstício de inverno e verão é quando dias e noites tem a mesma duração. Já equinócio de primavera e outono é quando o sol tem mais intensidade na linha do Equador, onde os hemisférios estão igualmente iluminados, marcando o fim do verão e do inverno, consequentemente.

– A mensagem positiva do dia: “As ações de um homem são os melhores interpretes de seus pensamentos”, John Locke, o britânico que pregou a teoria da Tabua Rasa, onde a mente humana é como uma folha em branco que se preenche ao longo da experiência.