A família que transformou suas terras em um projeto para recuperar a mata nativa

29 de setembro de 2026

Uma floresta não volta quando a última árvore é plantada. Ela volta quando retornam a sombra, a umidade, os fungos, as aves, os mamíferos e as relações invisíveis que sustentam um ecossistema. No norte da Argentina, uma família há décadas tenta que isso aconteça.

Estancias El Nío, em Burruyacú, Tucumán, recebe visitantes

Jorge Horacio Bellsolá Ferrer iniciou esse caminho no final dos anos 90 diante de um problema já evidente no Gran Chaco: desertificação e erosão associadas a décadas de desmatamento indiscriminado, perda de cobertura vegetal e exploração do território sem manejo adequado. Decidiu começar em terras da própria família: La Florencia, uma propriedade de 60.000 hectares em Formosa.

“Quando o bosque desaparece, o solo fica exposto, perde umidade e fertilidade, erosiona e deixa de sustentar a biodiversidade e a vida das comunidades que dele dependem”, explica Paula Bellsolá Ferrer, filha de Jorge e integrante da segunda geração que hoje está à frente da Seamos Bosques, que se define como uma empresa de impacto triplo dedicada a restaurar e conservar a floresta nativa.

“Naquele primeiro programa, instalaram um viveiro florestal, identificaram árvores matrizes e plantaram mais de 640.000 exemplares nativos. Entre 1998 e 2010, segundo dados da organização, restauraram mais de 1.000 hectares e geraram benefícios diretos para mais de 120 famílias wichí.

Anos depois, Jorge María Bellsolá Ferrer, um dos filhos, levou essa experiência para outra propriedade familiar: Estancias El Nío, um território de 5650 hectares em Burruyacú, Tucumán. Lá trabalham hoje na recuperação da yunga tucumana.

Seamos Bosques, a empresa de triple impacto dedicada a restaurar y conservar o bosque nativo
Seamos Bosques, a empresa de impacto triplo dedicada a restaurar e conservar o bosque nativo

“Não escolhemos os territórios de forma aleatória. Desenvolvemos nossos programas em territórios próprios, o que nos permite assumir compromissos de longo prazo e trabalhar sem intermediários. Não chegamos, plantamos e vamos embora: permanecemos no local, conhecemos a sua história e acompanhamos, durante anos, a evolução de cada intervenção”, afirma Paula.

Muito mais do que plantar árvores

A poda seletiva pode fazer desaparecer os exemplares maiores e mais valiosos, como os cedros ou as chamadas “árvores de teto”. Sem eles, também mudam a luz que atinge o solo, a temperatura, a umidade e as condições das quais dependem outras plantas, animais, fungos e microorganismos.

“A restauração de um ecossistema não se faz com uma ação isolada, mas com compromisso e continuidade”
“A restauração de um ecossistema não se consegue com uma ação isolada, mas com compromisso e continuidade”

“A árvore é o ponto de partida para recuperar toda a teia do ecossistema”, explica Paula. Embora a empresa seja liderada pela família, o trabalho fica a cargo de uma equipe interdisciplinar de especialistas em restauração florestal, ciências ambientais e biologia, além de pessoal local.

Restaurar uma floresta ao longo de anos também requer recursos. Seamos Bosques é financiada principalmente por meio de parcerias com empresas que destinam recursos a projetos de restauração e conservação. Algumas se comprometem com uma determinada quantidade de árvores por ano e outras desenvolvem o que a organização chama de um “bosque corporativo”.

O aporte financia a coleta de sementes, a produção em viveiro, o plantio, a manutenção e o monitoramento de árvores e biodiversidade. A cambio, as companhias recebem informações para acompanhar sua contribuição: árvores georreferenciadas, mapas, estimativas de captura de carbono e relatórios de impacto. Também podem envolver funcionários, clientes e outros grupos de interesse por meio de visitas, atividades educativas e jornadas no bosque.

En las 5650 hectáreas de El Nío ya registraron más de 190 especies de aves
Nas 5.650 hectares de El Nío já foram registradas mais de 190 espécies de aves

“A restauração de um ecossistema não se faz com uma ação isolada, mas com compromisso e continuidade”, afirma Paula.

A comunidade como eixo fundamental

O projeto também funciona como espaço de pesquisa para especialistas da Universidade Nacional de Tucumán, da Universidade Nacional de Córdoba, da Universidade de Buenos Aires e organismos vinculados ao Conicet, que encontram nesses lugares a forma de estudar de perto os processos de restauração.

Esse conhecimento não busca ficar limitado ao âmbito científico. Além de gerar emprego local, trabalham com as escolas de El Cajón e desenvolvem iniciativas que vinculam conservação, pesquisa e desenvolvimento produtivo. Uma delas é o Projeto Chilto, centrado em uma espécie nativa do subbosque das Yungas, cujo potencial está sendo estudado para gerar produtos e alternativas econômicas locais.

A educação ambiental é outra forma de abrir o projeto. Através de “Conhecer para Valorizar”, recebem empresas, estudantes, pesquisadores, escolas e organizações sociais que visitam o viveiro, conhecem áreas restauradas em distintos momentos e conversam com quem trabalha no território.

“Acreditamos profundamente que para valorizar a natureza primeiro é preciso conhecê-la”, resume Paula. Essa possibilidade de entrar na floresta e observar como ela muda com o passar dos anos também abriu outra porta: o turismo de natureza.

O projeto das yungas em Tucumán
O projeto das yungas em Tucumán

Caminhar dentro de uma floresta que retorna

Em Estâncias El Nío, visitar a floresta permite observar um processo de restauração enquanto ele acontece. Os trilhos e passagens que atravessam as áreas intervencionadas permitem encontrar árvores recém-plantadas e, a poucos metros, setores que já estão se recuperando há cinco ou dez anos.

Para Seamos Bosques, essa característica oferece ao território potencial para o ecoturismo, observação de aves, fotografia de natureza e turismo científico e educativo. Por ora, explicam, buscam desenvolver essas experiências de maneira progressiva e controlada, para que a chegada de visitantes seja compatível com a conservação.

Há razões para parar e contemplar. Nas 5.650 hectares de El Nío, já foram registradas mais de 190 espécies de aves e, pelo menos, 17 espécies de mamíferos através de câmeras de armadilha. Entre elas aparecem ocelotes, pecarí-de-colar, ursos-melentos, pumas, lobitos-do-rio e até o condor dos Andes. O monitoramento acumula mais de 2.000 noites de registro distribuídas em mais de 50 sítios do campo.

El Atlapetes citrinellus, uma das espécies recuperadas
O Atlapetes citrinellus, uma das espécies recuperadas

“A restauração de um ecossistema não se faz com uma ação isolada, mas com compromisso e continuidade”, afirma Paula.

A comunidade como eixo fundamental

O projeto também funciona como espaço de pesquisa para especialistas da Universidade Nacional de Tucumán, da Universidade Nacional de Córdoba, da Universidade de Buenos Aires e órgãos vinculados ao Conicet, que encontram nesses locais a forma de estudar de perto os processos de restauração.

Esse conhecimento não busca ficar limitado ao âmbito científico. Além de gerar emprego local, trabalham com as escolas de El Cajón e desenvolvem iniciativas que vinculam conservação, pesquisa e desenvolvimento produtivo. Uma delas é o Projeto Chilto, centrado em uma espécie nativa do sub-bosque de las Yungas cujo potencial está sendo estudado para gerar produtos e alternativas econômicas locais.

A educação ambiental é outra forma de abrir o projeto. Através de “Conhecer para Valorizar”, recebem empresas, estudantes, pesquisadores, escolas e organizações sociais que visitam o viveiro, conhecem áreas restauradas em distintos momentos e conversam com quem trabalha no território.

“Acreditamos profundamente que para valorizar a natureza primeiro é preciso conhecê-la”, resume Paula. Essa possibilidade de entrar na floresta e observar como ela muda com o passar dos anos também abriu outra porta: o turismo de natureza.

El proyecto de las yungas en Tucumán
O projeto das yungas em Tucumán

Andar dentro de uma floresta que retorna

Em Estâncias El Nío, visitar a floresta permite observar um processo de restauração enquanto ele ocorre. Os trilhos e passagens que atravessam as áreas intervenidas permitem encontrar árvores recém-plantadas e, a poucos metros, setores que já estão se recuperando há cinco ou dez anos.

Para Seamos Bosques, essa característica dá ao território potencial para o ecoturismo, a observação de aves, a fotografia de natureza e o turismo científico e educativo. Por enquanto, explicam, buscam desenvolver essas experiências de forma gradual e controlada, para que a chegada de visitantes seja compatível com a conservação.

Há razões para parar e observar. Nas 5.650 hectares de El Nío, já foram registradas mais de 190 espécies de aves e pelo menos 17 espécies de mamíferos por meio de câmeras de armadilha. Entre elas aparecem ocelotes, pecarí-de-colar, ursos-meleros, pumas, lobitos-do-rio e até o condor dos Andes. O monitoramento acumula mais de 2.000 noites de registro distribuídas em mais de 50 sítios do campo.

El Atlapetes citrinellus, uma das espécies recuperadas
O Atlapetes citrinellus, uma das espécies recuperadas

Hoje recebem funcionários de empresas associadas, escolas, organizações sociais, estudantes e pesquisadores. No futuro, buscam que essas visitas também possam gerar empregos e renda para a população local sem alterar os processos ecológicos que procuram recuperar.

Talvez aí esteja uma das ideias que atravessam todo o projeto: restaurar uma floresta implica voltar a observar aquilo que acontece além das árvores.

A experiência mais transformadora é que alguém chegue pensando que vai ver árvores e saia entendendo que uma floresta é uma rede de vida da qual também fazemos parte, conclui Paula.

salud

Augusto Almeida

Sou jornalista e apaixonado por entender as histórias por trás dos acontecimentos. No Jornal O Diário, acompanho as principais notícias do Brasil e do mundo, com atenção especial aos temas que ganham destaque, geram debate e ajudam a explicar as mudanças do nosso dia a dia.