Conecte-se conosco

Coluna Dois Irmãos

A política em Dois Irmãos e a eleição para governador do Estado

24/05/2018 - 11h00min

Atualizada em 24/05/2018 - 17h35min

Hoje é dia 24 de maio, então, falta exatamente um mês para 24 de junho, Dia de São João. Esta data não é apenas importante pelo padroeiro, pela tradição caipira aprendida nos tempos de aula ou pelas festas juninas. Esta data nos marca porque há uma superstição antiga de que, até o Dia de São João, os dias vão encolhendo e as noites aumentando. A partir de 24 de junho ocorre o contrário, os dias vão ficando maiores. Sendo assim, teremos mais um mês com noites longas e o dia terminando antes do sino da igreja bater 18 horas!

HUNSRÜCK

Neste sábado, 26, tem a Hunsrück Winterfest, das 11 às 19 horas, em frente à fábrica da cervejaria, na Rota Colonial. A Festa de Inverno tem cerveja artesanal de diversos tipos, direto da chopeira, além de música e gastronomia.

PICANTES

– “Bora” aproveitar este evento da cervejaria do Miguel antes que instalem lá na frente o dito guincho ou depósito de carros batidos, liberado pela Prefeitura.
– O MDB fez um grande encontro da Coordenadoria Regional do Vale do Sinos aqui no 7 de Setembro. Parabéns ao Marco Aurélio dos Santos, presidente local e organizador da reunião que trouxe os maiores nomes do partido no Vale para cá.
– Já o PDT trouxe Jairo Jorge, que vai concorrer a governador. Ele era ex-prefeito de Canoas, trocou o PT pelo PDT e está visitando todas as cidades, onde aproveita para plantar uma árvore. Aqui, ele plantou um ipê na frente da casa do Ademir Nogueira, no Primavera.
– E o PT trouxe o deputado Fontana, que é o candidato que o ex-prefeito Miguel sempre fazia campanha, desde que era vereador. Fontana disse que, só nos últimos anos, mandou quase R$ 1 milhão em emendas.

GOVERNO DO ESTADO

– Todo partido lança seu pré-candidato a governador ou presidente da República. Metade sai do páreo, mal começa o ano eleitoral. Entretanto, aqui no Estado houve uma aglutinação de forças: o PSDB lançará Eduardo Leite a governador e o PTB vai indicar o delegado Ranolfo Vieira Jr de vice, ele que era pré-candidato a governador anteriormente.
– Ana Amélia tentou algo parecido, mas a aproximação com o MDB ou com PSDB não vingou e o Progressistas vai ter candidato próprio.
– Enfim, por alto, se ninguém mais se juntar ou correr da briga, teremos que escolher entre Sartori, Leite, Heinze (PP), Rossetto (PT), Jairo Jorge (PT), Robaina (PSOL) e Bandeira (Novo), entre outros.

ARRANKABAÇO

– Deu boa repercussão o comentário de sexta, sobre a Copa Ademar Steffen, onde o Arrankabaço, time fundado por um grupo de amigos do Travessão – entre eles, o Ademar Steffen – está fazendo uma bela campanha. Os guris devem estar se esforçando para fazer bonito, já que a competição leva o nome do amigo falecido.
– Aproveito para agradecer ao Jorge Bauer e ao Ninho que aceitaram a sugestão deste colunista, à família que autorizou e parabenizo o time do Arranka, nas pessoas do Julio e do Ivonei, por estarem fazendo este esforço para homenagear o nosso saudoso amigo, o “Steffen do Travessão”.
– Finalizamos a coluna de hoje com a mensagem positiva do dia: “Se for pra ser, será. Se está demorando, é porque o melhor ainda está por vir”, de Paulo Coelho.