Conecte-se conosco

Destaques

Após onda de demissões filas se formam para encaminhar rescisões em Dois Irmãos

01/04/2020 - 17h32min

Pessoas eram orientadas por profissionais da vigilância sanitária a manterem uma distância segura (FOTO: Cleiton Zimer)

Dois Irmãos – Após às demissões em massa que aconteceram em Dois Irmãos e, também, em outros municípios da região nos últimos dias, uma fila enorme se formou em frente à agência da Caixa Econômica Federal na manhã dessa quarta-feira, dia 1º, em Dois Irmãos, de pessoas querendo encaminhar sua rescisão e, também, para o saque-aniversário do FGTS que começou ontem.

A reportagem esteve no local e conversou com algumas pessoas que estavam na fila. Elas vinham de diferentes indústrias de Dois Irmãos e, também, Santa Maria do Herval. Uma senhora, que não quis se identificar, relatou que trabalhava na H. Kuntzler de Dois Irmãos há 10 anos, no setor da produção e foi demitida. Ela destacou que estava na fila há cerca de duas horas, no sol, esperando. A fila, entretanto, ficou menor no início da tarde.

Vigilância sanitária

Isso aconteceu, pois, a Caixa, assim como todos os estabelecimentos nesse período, tem um limite de pessoas que podem entrar e, assim, evitar a proliferação do vírus. Inclusive uma equipe de profissionais da vigilância sanitária de Dois Irmãos esteve acompanhando a fila, orientando as pessoas a manterem uma distância segura uma das outras.

Serviços digitais

A reportagem também entrou em contato com a Caixa para averiguar quais as tratativas que estão adotando nesse momento. O banco respondeu em nota que reforça o enfrentamento aos efeitos do novo coronavírus com a ampliação dos serviços digitais e remotos. As medidas adotadas têm como objetivo contribuir para evitar aglomerações e, consequentemente, melhorar a segurança de todos.

Orienta, ainda, que em breve o cliente terá a opção de atendimento pelo WhatsApp. Desde o dia 23 de março, foi aumentado para R$ 5 mil o limite de transferências eletrônicas entre contas da Caixa em todos os canais, além da possibilidade de aumento do limite das transações através do Mobile Banking para até R$10 mil.

Funcionamento da Caixa

O banco reforça que suas unidades seguem funcionando das 10h às 14h para atendimento presencial no interior das agências mas, apenas para serviços sociais essenciais, como o saque sem cartão e senha de benefícios do INSS, Seguro Desemprego e Defeso, Bolsa Família, Abono Salarial e FGTS, desbloqueio de cartão e senha de contas, além do abastecimento e processamento de depósitos realizados nas máquinas de autoatendimento.

Além disso, as unidades estão com fluxo de pessoas no interior limitado, para que seja possível manter a distância de no mínimo 1 metro entre as pessoas. Em todo o país, o banco mantém a abertura antecipada em 1 hora de 1.619 agências, exclusivamente para os atendimentos de clientes de grupo de risco.

Auxílio emergencial 

Sobre o pagamento de auxílio emergencial aos autônomos, a Caixa ressalta que a medida ainda não está em vigor e o calendário de pagamentos será divulgado oportunamente, sendo desnecessário o deslocamento de clientes até as agências neste momento.