Conecte-se conosco

Destaques

Arroio Feitoria recupera a vazão depois da chuva em Dois Irmãos

28/05/2020 - 09h14min

(foto: Cleiton Zimer e Rogério Savian)

Dois Irmãos/Morro Reuter – Nos meses de março, abril e primeira quinzena de maio o Arroio Feitoria esteve tão baixo que impressionou até os moradores mais antigos do município. Alguns relatam que nos últimos 25 anos não tinham visto algo parecido. Onde antes era encoberto pela água, passou mais de dois meses com apenas pedras e algumas poças de água. Em muito lugares chegou até a secar completamente. Do mesmo modo, sangas e córregos desapareceram em muitos pontos do município.

Mas o alívio veio nas últimas duas semanas, quando o volume de chuva não foi tão alto, mas fez uma grande diferença por ser bem distribuído. Entre os dias 21 e 24 deste mês choveu 82mm, bem abaixo do necessário para acabar de vez com a estiagem. Mas, como na semana anterior também já tinha chovido um pouco, foi o suficiente para mudar a paisagem no campo e possibilitar que os agricultores plantem a pastagem de inverno. Também deu uma recuperada na água do Arroio Feitoria, que abastece a captação da Corsan, no bairro Navegantes.

 Consumo

Na terça-feira, 26, o gerente da Corsan destacou que as precipitações das últimas semanas têm ajudado baste e trouxeram um alívio a todos. Mas isso ainda não é suficiente para acabar com a estiagem que atinge a região. “Já estamos bem contentes. Conseguimos dar uma pausa no carregamento de água com caminhão-pipa. Mas a população deve seguir economizando água. Evitem lavar veículos, calçadas e telhados. Contamos com a colaboração de todos.