Conecte-se conosco

Destaques

ATENÇÃO: Santa Maria do Herval decreta situação de emergência devido à seca

30/03/2020 - 13h51min

Atualizada em 30/03/2020 - 14h36min

Em rios e córregos onde tinha água em abundância, hoje, há predominância das pedras e somente entre elas, alguns filetes de água (FOTO: Cleiton Zimer)

Santa Maria do Herval – O município, o estado, país e o mundo estão em alerta devido ao novo coronavírus. Além do perigo para a saúde e, consequentemente, a economia, toda essa situação aliada à falta de chuvas está gerando um outro agravante que está começando a trazer consequências seríssimas: a falta de água.

Ainda na tarde de hoje a prefeita Mara Stoffel deve decretar situação de emergência em Santa Maria do Herval devido à falta de água que, além dos inúmeros prejuízos nas lavouras, está começando a ficar escassa até mesmo para o consumo humano. “Com o isolamento têm muitas pessoas nas suas residências e o consumo de água aumentou significativamente. Então peço à nossa população que só façam os serviços essenciais; que não fiquem lavando calçadas, carro e casa”, pede Mara, orientando que nesse momento a prioridade é economizar água, ressaltando a importância dela para a sustância das pessoas e, também, para a higiene como ferramenta de prevenção contra o Covid-19.

Caminhão pipa

A prefeita explica que a estiagem já está causando estragos há meses, mas que na última semana – devido ao isolamento – o problema aumentou acentuadamente. “Temos em nosso município pessoas que tem poços particulares e, até mesmo estes já estão secando. Para ajudar, a Prefeitura está levando água com o caminhão pipa e enchendo os reservatórios de todos que estão com falta de água. Mas está difícil”, informou Mara.

Ela destaca que também está sendo necessário levar água através do caminhão pipa para a localidade de Boa Vista do Herval, que corresponde a uma das partes mais altas do município. Essa água está sendo pega no poço da Vila Nova. “É um poço bom, que tem bastante água. Mas com o fluxo que está tendo também já não está mais dando conta”, alertou.

Ações

Mara destacou que já estão sendo feitos investimentos para ajudar a conter o impacto da estiagem. “Hoje de manhã veio uma empresa para fazer a perfuração do poço da Vila Ferraria. Ele tem 90 metros e está sendo feito um estudo para aumentar a profundidade dele e assim amplificar a vazão”, disse a prefeita, informando que esse poço atende a Vila Ferraria e Boa Vista do Herval.

Colabore

“Mesmo assim, preciso que as pessoas encarrem a situação com um olhar de alerta, para que não gastem o desnecessário. O desnecessário não precisa ser feito agora; preciso que todo mundo colabore nesse momento para que não tenhamos mais um problema no município”, destacou Mara, pedindo ainda que “as pessoas fiquem em casa”, para conter a disseminação do novo coronavírus.