Conecte-se conosco

Destaques

Autarquia Água de Ivoti garante que não haverá desabastecimento

10/02/2020 - 16h00min

Atualizada em 10/02/2020 - 16h08min

Ainda não há alerta em Ivoti sobre falta d´água, mas situação requer atenção

Ivoti – Um problema crônico nesta época do ano em muitos municípios da região não tem afetado Ivoti. Pelo menos é o que garante a Água de Ivoti, com relação ao desabastecimento de água nos bairros, em razão do forte calor e falta recorrente de chuvas, cenário observado no Estado entre dezembro e janeiro, meses que tiveram índices históricos de seca.

O exemplo mais próximo de município que sofre com o desabastecimento nos últimos dias é Nova Petrópolis, onde a Corsan teve que recorrer a outros meios para garantir o serviço a população.

Em Ivoti, a empresa Água de Ivoti garante que o abastecimento nas casas segue normalmente. O diretor da autarquia, Adriano Graeff, no entanto, pede prudência e uso racional da água aos moradores para evitar situação similar a outras localidades. Ele afirma que há relatos de falta d´água, mas que estes são ocasionais. “Houve sim situações de desabastecimento, mas em localidades mais afastadas e de curta duração, em média de uma a duas horas. Estamos conseguindo atender a todos, mas também estamos no limite de consumo”, alega.

A autarquia observou que há um elevado consumo da água ao final do dia, o que é considerado normal, por se tratar de uma faixa de horário em que as pessoas retornam para casa. Mas uma característica que o diretor observa é que a capacidade dos poços tem demonstrado variações que chamam a atenção. “Temos uma leve percepção com relação a diminuição da vazão dos poços num modo geral. Monitoramos permanentemente com medições e levantamentos históricos. Neste momento estamos dando conta da alta demanda, mas a longo prazo, a situação requer alguma preocupação”, sinaliza.

Obras de prevenção

Adriano também comenta que a Água de Ivoti vem realizando uma série de manutenções e obras para diminuir as perdas, evitar o desabastecimento em períodos mais críticos com o forte calor, além de aumentar a capacidade da rede de distribuição. “Inclusive aumentamos a captação com mais três poços e temos a expectativa de interligar à rede até o final do mês. Pode atrasar em razão das diversas obras que trabalhamos, mas temos estamos otimistas”, finaliza.