Conecte-se conosco

Balcão de Escritório

Balcão de Escritório: Enquanto tempo devo manter minha empresa ?

25/08/2021 - 06h15min

Atualizada em 25/08/2021 - 11h09min

Giovani Eich

 

Recebi um relato de um comerciante, está há 5 anos empreendendo, outros 10 de experiência na área e objetivamente está desanimado, nas suas considerações, especificamente: quanto tempo devo insistir (fechar ou não fechar a empresa), palavras deste leitor.
Trata-se de uma análise complexa para uma orientação que exige muita responsabilidade, vou me esforçar para contribuir:
1º) tenha a humildade de revisar o seu negócio, o que deu certo antes não garante nada no dia de hoje, revise os processos, práticas enfim o “jeito de fazer e o modo de fazer”.
2º) converse com sua equipe (empregados / colaboradores), afinal são os “olhos do dono, o cartão de visitas” como queiram definir o fato é, são parte fundamental de seu negócio, por isso precisam “fazer parte” para estar comprometidos.
3º) converse com seus clientes, procure identificar situações que possam revelar expectativas positivas e frustrações, observe o “perfil*” das pessoas que lhe procuram. * potencial de consumo / rendimento, mercadoria/produto que solicita
4º) “quem não mede não gerencia” é uma frase oportuna para uma sugestão: comece a registrar o número de pessoas que diariamente entram na sua loja, quantas compras efetivadas e quantas não; Destas não efetivadas, procure identificar porque o não fechamento da venda (o que faltou).
5º) agora algumas questões absolutamente administrativas:
a) revise seu estoque (é R$ imobilizado) a questão é, se as quantidades estão compatíveis com seu negócio e venda.
b) investigue os preços praticados pelo “mercado”
c) revise os custos fixos e variáveis (aluguel, luz, água, instalações, folha de pagamento…)
d) esclareça os valores e alíquotas da sua carga, encargos tributários conforme legislação e regime tributário.
e) revise o seu pró labore, lembrando que o caixa da empresa não é seu salário, salário é o seu pró-labore, separe as contas.
Estas sugestões são modestas mas ao meu juízo eficazes, avalie, reflita e ajuste conforme a sua necessidade, mas não deixe de fazer o necessário.
Direto ao Ponto:
Enquanto você acreditar no seu potencial e estiver motivado creio que a resposta em fechar ou não sua empresa está declarada, você precisa ter convicção e motivos para continuar, nós somos “motivados” pelo que ainda não realizamos e isso é inspirador.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.