Conecte-se conosco

Notícias

Beneficiários do auxílio emergencial criticam App da Caixa

22/04/2020 - 17h34min

O pagamento de R$ 600 de auxílio emergencial tem gerado insatisfação de beneficiários que não conseguem movimentar o valor. O problema estaria relacionado ao aplicativo Caixa Tem, usado pelos trabalhadores que não têm conta em banco ou não deram essa informação na hora de fazer o cadastro.

Para que essas pessoas possam receber, a Caixa Econômica Federal (CEF) criou para eles uma conta poupança digital gratuita. A movimentação desta conta é feita por meio do app. O saque só será liberado no dia 27, de acordo com a data do aniversário.

A reclamação principal é que o aplicativo demonstra que o benefício está aprovado para recebimento, porém não oferece a possibilidade de acessar ou transferir o valor. Em nota, a Caixa informou que o aplicativo tem alta demanda: em um só dia, registrou 10 milhões de transações. O banco não confirmou oficialmente a instabilidade no acesso.

Segundo a nota enviada pela Caixa, diversos usuários que não têm direito ao auxílio emergencial estão “acessando o aplicativo sem necessidade, gerando uma demanda adicional”.

Quem atende às regras e quer se cadastrar deve fazê-lo pelo aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial e pelo site (auxilio.caixa.gov.br). Os beneficiários do Bolsa Família e Cadastro Único tiveram a análise feita de forma automática e não precisam fazer o procedimento.

Créd. GauchaZH