Entenda a diferença entre os tipos de lente monofocal e multifocal

Por Jacintho Hahn

Quando surge a necessidade de utilizar óculos, a primeira preocupação que vem em mente é a armação perfeita para cada rosto. Ao entrar em uma óptica é muito fácil se perder entre as inúmeras opções disponíveis, não é mesmo? Só que após definir a armação, vem outra questão ainda mais importante: entre todas as marcas e tipos de lente disponíveis, qual a lente certa para cada tipo de problema de visão?

Apesar de parecer fácil, essa é uma tarefa que exige muito cuidado. Cada detalhe é importante para o sucesso do tratamento. Por isso, toda a atenção nessa hora é essencial. Afinal, o uso dos óculos são para trazer o maior conforto visual, correto? Pensando nisso, resolvemos te ajudar e explicar um pouco mais sobre as lentes monofocais e multifocais/progressivas, que são consideradas as lentes corretivas mais comuns no mercado. Confira!

LENTE MONOFOCAL

A lente monofocal é considerada um dos tipos de lente de mais fácil adaptação. Como o próprio nome diz, ela conta apenas com um campo de visão. Sendo assim, elas são prescritas para quem tem a necessidade de enxergar melhor de perto ou de longe. Além disso, elas corrigem os problemas relacionados à miopia e também à hipermetropia.
Vale ressaltar que essa lente corretiva pode ser utilizada tanto em armações tradicionais de óculos quanto em lentes de contato.

LENTE MULTIFOCAL OU PROGRESSIVA

Indicadas para quem tem presbiopia – também conhecida como vista cansada – as lentes progressivas são a melhor opção para enxergar perfeitamente a qualquer distância, pois possuem três zonas de visão: a parte superior da lente tem graduação para longe, a inferior para perto, e a zona central possui graduações que variam, progressivamente, entre longe e perto.
Além disso, ela pode ser trabalhada em diferentes tipos de curvaturas. Por isso, é muito utilizada por pessoas que precisam ficar expostas ao uso constante de computadores e telas, por exemplo. Mesmo assim, vale lembrar que os primeiros dias podem gerar certo desconforto.

Produzidas em alta tecnologia, por meio de um processo chamado “surfaçagem digital?, a fabricação da lente multifocal ou progressiva leva em consideração não apenas as informações técnicas, como prescrição médica, altura das pupilas e ângulo de inclinação da armação escolhida, mas também o estilo de vida de cada indivíduo, que normalmente está atrelado ao tipo de armação escolhida. O conforto e a praticidade são consideradas as principais vantagens desse tipo de lente, uma vez que a pessoa que possui dificuldades para enxergar tanto de perto quanto de longe pode fazer uso de uma única armação com uma lente com alto grau de tecnologia.

A Hahn espera ter contribuído com o seu aprendizado!

Compartilhe conosco suas dúvidas ou opinião sobre o assunto através do e-mail [email protected], nossas redes sociais @usehahn ou via whatsapp 5199484845 e não deixe de conferir também os nossos modelos de óculos de grau e opções de lentes nas lojas Hahn.