Brasil: Bolsonaro se reúne com o ministro da Justiça de El Salvador para falar sobre segurança

5 de setembro de 2026

“El Salvador era um lugar dominado por facções criminosas, muito parecido com o que hoje ocorre aqui no Brasil. O Salvador tornou-se um dos países mais seguros do mundo, servindo de inspiração para o que pretendemos fazer em matéria de segurança”, disse em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais.

“No domingo está prevista (em São Paulo) uma conversa com o ministro. El Salvador é um país que se destacou mundialmente por ter reduzido praticamente a zero a criminalidade, a taxa de homicídios era de 128 por cada 100.000 habitantes, e hoje está abaixo de 2 por cada 100.000”, destacou.

Reiterou que, se for eleito em outubro, vai declarar como organizações “narcoterroristas” as facções criminosas Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC).

E afirmou que o CV e o PCC impõem o “terror” à população, como ocorria no passado em El Salvador.

O modelo salvadorenho foi tomado como referência no projeto de segurança apresentado no programa de governo bolsonarista denominado “Brasil Sem Medo”, que prevê a construção de presídios semelhantes aos do país centro-americano.

Augusto Almeida

Sou jornalista e apaixonado por entender as histórias por trás dos acontecimentos. No Jornal O Diário, acompanho as principais notícias do Brasil e do mundo, com atenção especial aos temas que ganham destaque, geram debate e ajudam a explicar as mudanças do nosso dia a dia.