Conecte-se conosco

Cadernos

ACTG Portal da Serra prepara uma semana de intensas atividades

13/09/2019 - 19h01min

Dois Irmãos – A ACTG Portal da Serra, localizada no bairro Industrial, é a maior entidade tradicionalista do município. Para a Semana Farroupilha está preparando uma intensa programação com o propósito de envolver toda a comunidade. A abertura das atividades será nesta sexta-feira, 13, com jantar e baile. No sábado um grupo de aproximadamente 15 cavalarianos vai buscar a Chama Crioula em Sapiranga. Por volta das 12h o grupo chegará na ACTG, onde acontecerá uma solenidade com autoridades locais. Na programação festiva um dos destaques será o Grupo Estribo de Prata, que vai animar o jantar-baile neste sábado, 14, e a domingueira com costelão.

O responsável pela coleta do leite em Dois Irmãos na década de 60

A atual patronagem é comandada pelo Olidio Gass e Regina D. Gass. O casal está em sua primeira gestão, mas já vem de vários anos ligado à entidade. Em 2017 Olidio foi vice patrão. “Temos uma boa patronagem. O pessoal eu escolhi a dedo e trabalha muito bem. Para nós, a Semana Farroupilha é o centro da atenção. A gente se uniu bastante com as outras entidades do município e um acaba prestigiando o evento do outro. Isso fortalece bastante o movimento tradicionalista. Vamos para municípios vizinhos e eles também vem a Dois Irmãos”. Olido aproveita para convidar a comunidade a prestigiar os almoços e jantares, que serão servidos durante a semana.

Uma carta que contradiz a existência do Veleiro Cäcília, mito fundante de Dois Irmãos

O patrão destaca que a entidade trabalha bastante para despertar o interesse dos jovens pelo tradicionalismo e isso já está dando bons resultados. “Com eles, vem juntos os pais e amigos. Hoje temos muitos jovens aqui dentro”. Atualmente conta com a Invernada Adulta (cerca de 20 pessoas), Invernada Juvenil (cerca de 20 pessoas), Invernadas Mirim e Pré-Mirim (cerca de 15 crianças). Neste ano foi retomada a Invernada Veterana, com cerca de 10 casais.

Patronagem e alguns integrantes das invernadas. (foto: Rogério Savian)

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.