Conecte-se conosco

Cadernos

Acupuntura é recomendada para mais de 60 doenças

09/10/2019 - 13h18min

Por Dr. Airton Kleinowski

A Acupuntura é um conjunto de práticas terapêuticas inspirada na Medicina Tradicional Chinesa-MTC, utilizada há mais de quatro mil anos nos países orientais, como um tratamento mais natural e muito seguro. Consiste na estimulação de pontos sobre a pele – os chamados pontos de acupuntura ou acupontos-, que uma vez estimulados por finas agulhas de aço inox e estéreis, e praticamente indolor, promovem a liberação de substâncias químicas benéficas que favorecem o tratamento da dor e outras disfunções como ansiedade, estresse, distúrbios do sono, tendo como resultado final o Reequilíbrio da Saúde do Corpo e da Mente.

A Acupuntura já tão comum no Brasil, inclusive no SUS, é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para mais de 68 afecções/doenças. Além da clássica acupuntura com finas agulhas, e agora também por Laser, indicado para aqueles que têm receio das agulhas e crianças, poderá o acupunturista utilizar na mesma sessão, a moxabustão (bastões que geram calor sobre os acupontos), também a auriculoterapia (estímulo de pontos na orelha por esferas metálicas ou laser) e ainda a colocação de ventosas, através de copos de acrílico, onde é gerada uma sucção sobre a pele com ou sem as agulhas nos pontos de acupuntura.

As ventosas promovem uma melhor circulação do sangue no local, trazendo redução imediata da dor e relaxamento na região tratada. Uma sessão de acupuntura dura em média 40 minutos, sendo indicada inicialmente uma sessão por semana, progredindo para sessões quinzenais até a melhora ou a cura da queixa inicial.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.