Conecte-se conosco

Cadernos

Aniversário de Santa Maria do Herval

11/05/2018 - 14h10min

Vice-prefeito

“Município ainda é o maior produtor artesanal de batata”

Como vice-prefeito, Gilnei Capeletti diz que é seu papel acompanhar todas as secretarias, auxiliar a prefeita e a administração de forma geral, mas as pastas da agricultura e obras têm recebido sua atenção de forma mais próxima, sem deixar de dar atenção aos demais setores. Ele também acumula a função de secretário de obras do município e, por oito meses, respondeu pela agricultura, ao lado de Jaime André Morschel, que é o atual secretário da agricultura, e conhece bastante a realidade e as necessidades locais.

“Nossa agricultura é forte e representa quase 47 % da arrecadação”, diz. Neste setor, destaque para a criação de aves pra corte, responsável pelo maior retorno de ICMS no município, segundo Capelleti. À frente da secretaria de obras, neste ano focou seu trabalho de modo especial para oferecer melhorias nos 627 quilômetros de estradas de chão existentes no município, recuperando estradas com saibramento, limpeza de valetas e substituição de bueiros, atento as necessidades dos produtores rurais, e visando dar melhores condições aos colonos para escoarem a produção.

De acordo com o vice-prefeito, a produção de batata no município caiu bastante nos últimos anos pela condição das lavouras, a maioria em terrenos íngremes e pedregosos, que não favorecem o trabalho mecanizado. Por causa disso, os maiores produtores estão optando por plantar em outras regiões. “Mas nosso município ainda é o maior produtor artesanal de batata, em lavoura não mecanizada, como antigamente”, observa. Para Capeletti, que integra a Comissão Organizadora da 21ª Kartoffelfest, a tradicional Festa da Batata, a expectativa é superar as edições anteriores em visitação. Razões para isso, segundo ele, não faltarão, como uma programação diversificada e muito bolinho de batata, entre outras atrações. “Mesmo com chuva, estamos preparado com uma excelente estrutura coberta para receber a todos”, destaca.

Gilnei Capeletti, vice-prefeito e secretário de obras

Produção primária representa 46,62% da arrecadação

Em Santa Maria do Herval, o setor calçadista ainda é o que tem maior representatividade, tendo representantes do segmento entre os principais contribuintes do município, gerando emprego e renda para moradores locais. Mas, mesmo contando com grandes indústrias de calçado, é a agricultura que está no topo da economia, representando mais de 45% da arrecadação.

De acordo com dados da prefeitura, o setor agrícola ainda é característica peculiar do município, com muitas famílias dedicadas ao setor primário, especialmente no cultivo da batata, que inclusive é destacada na Festa anualmente realizada pelo Município, a Kartoffelfest, que atrai centenas de visitantes e valoriza a cultura e a gastronomia local, tendo entre as receitas típicas o tradicional Bolinho de Batata.

Entre os demais culturas são produzidos feijão, verduras e milho. Destaque também a pecuária leiteira, a silvicultura e a avicultura, com grande representatividade econômica.

No mesmo sentido, possui igualmente significativa representação a atividade industrial. Com 26,64% da arrecadação, é de suma importância para a economia e geração de emprego e renda. Cada setor contribuindo de forma expressiva no crescimento e desenvolvimento econômico e social da cidade.

Santa Maria do Herval: produção primária e indústria entre os mais fortes da economia

Na agricultura, produção é forte e diversificada

A economia em números

Microempresas: 205
Microempreendedores individuais: 110
Profissionais autônomos: 190

O percentual de cada setor

Produção primária – 46,62%
Indústria – 26,64%
Comércio – 19,73%
Serviços – 7,02%
* Os valores informados têm como referência até novembro de 2017/Os percentuais têm como ano base 2016

As maiores empresas

H. Kuntzler & Cia. Ltda.
Ind. de Calçados Wirth Ltda.
Frig. e Distrib. de Carnes Boa Vista
Coop. Agrop. Petrópolis Ltda.
Wolfstore Ind. Textil Ltda.
Alles Espumas e Estofados Ltda.
Global Distribuição de Bens de Cons.
Multi Distrib. De Carnes Ltda.
Supermercado Kunst Ltda.
Henrich & Cia. Ltda.
Irmãos Kunst Ltda.
Coml. Distribuição de Frutas e Legumes
Calçadão Com. De Mat. de Constr. Ltda.
Posto de Comb. Alles Ltda.
Posto de Comb. Calçadão Ltda.
K&C Calçados Ltda.
Sandro R. Guarda
Ind. de Calçados Wirth Ltda.
Oscar Ind. e Com de Sorvetes e Cons.
JLV Calçados Ltda. ME

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.