Conecte-se conosco

Cadernos

Bem Estar: Pilates X Menopausa

27/04/2018 - 10h00min

Por Carolina Dalcin, sócia proprietária da Terapêutica Studio Pilates

A falta de hormônios é sentida tanto por homens como por mulheres. Nos homens é conhecida como ANDROPAUSA e nas mulheres como MENOPAUSA. As mulheres expressam muito mais os sintomas desse período da vida e nesse artigo falaremos sobre como ajudá-las.

A queixa mais famosa entre as mulheres é o fogacho, um calor súbito em ondas que acomete a região do rosto e do pescoço. Do mesmo jeito que surge, ele desaparece. A ansiedade, a irritabilidade e o cansaço aumentam nesse período e a redução da atenção e da memória, são outros sintomas. O sono também acaba prejudicado, a pele resseca, os ossos enfraquecem, favorecendo a osteoporose – TENHA CUIDADO! A mucosa vaginal perde a lubrificação, dificultando a atividade sexual. Muda até o jeito de distribuição de gordura no corpo, que fica mais acumulada na cintura e na barriga. Algumas mulheres entram em depressão. Por outro lado, há mulheres que não sentem absolutamente nada.

Benefícios

O Pilates é, entre várias modalidades de esporte, uma forma de proporcionar ao corpo melhora no alongamento, força, equilíbrio, coordenação e, para essa fase de vida, ele proporciona mais benefícios. Veja só:

– Redução dos níveis de estresse, ansiedade e irritabilidade: Com de exercício físico, como o Pilates, ocorre a liberação de endorfinas, interferindo positivamente no estado emocional da mulher.
– Auxílio no tratamento da osteoporose: Por trabalhar a musculatura mais interna, proporciona mais força para suportar com eficiência o impacto gerado pelo corpo. Auxilia também no alongamento da musculatura, evitando o encolhimento e o aumento de carga nas articulações e ossos em geral.
– Aumento da massa óssea;
– Melhora a autoestima, a sensação de prazer e bem-estar;
– Correção da postura: Para isso, são alongados músculos que encurtam pela má postura e fortalecidos os músculos que necessitam dar suporte à coluna;
– Ajuda no tratamento da incontinência urinária: Muitos exercícios trabalham o assoalho pélvico, que nas mulheres fortalece o períneo, contribuindo assim para reduzir a incontinência urinária, que começa a aparecer nessa fase da vida.
– Melhora a capacidade de equilíbrio: Com exercícios onde a instabilidade é sentida e a necessidade de buscar forças para não deixar-se cair ocorre;
– Aumentando a capacidade de concentração e memória;

De várias maneiras o Pilates auxilia nessa transição da vida de mulher. Em alguns casos ela não sente absolutamente nenhum dos sintomas citados, e pode aproveitar ao máximo tudo o que o Pilates pode proporcionar. Mas nos casos onde a paciente refere desconforto, como calorões ou dificuldades de atenção, é necessário alterar o exercício, para manter o conforto e para que a mesma sinta-se à vontade durante suas sessões de Pilates.

Cada fase da vida precisa ser sentida e respeitada. Tenha calma, tudo há de se encaixar novamente. Encontre pessoas positivas e que estejam passando pela mesma fase que você, isso lhe ajudará! Talvez seja em uma sessão de Pilates que esse encontro aconteça. Vem!

(Créditos: Carolina Dalcin)

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.