Conecte-se conosco

Cadernos

Cervejas artesanais se consolidam e geram investimentos na região

01/07/2018 - 08h30min

Atualizada em 02/07/2018 - 10h01min

Comprovando que as cervejas artesanais são um negócio consolidado e que ainda têm um grande potencial a ser explorado, diversos estabelecimentos do ramo estão anunciando investimentos e novidades na região da Rota Romântica.

O investimento mais significativo é em Linha Nova, onde está sendo construída a nova sede de produção e atendimento da Cervejaria Tradição. No lugar também funcionará um pub. A ideia é começar a produzir no prédio novo em setembro e fazer a inauguração em novembro. “Se tudo ocorrer como o esperado, vamos atuar no verão com o pub e a cervejaria. Depois, para o próximo inverno, a gente está pensando em abrir um restaurante, pois tem o andar de cima projetado para isso”, afirma Marcelo Loesch, um dos sócios da Tradição.

Com uma área ampla aos fundos do prédio em construção, os sócios já pensam em outros investimentos em turismo. “Mas isso seria uma próxima etapa. Agora o nosso foco é abrir o pub, fazer o pessoal vir e beber cerveja”, acrescenta Loesch.

O projeto do futuro prédio da Cervejaria Tradição

Cerveja Adoma apresenta mais um lançamento

A grande dica da Cerveja Adoma, de Ivoti, é o lançamento Black Cape Stout, uma ótima companheira para o inverno. De graduação alcoólica de 7%, a cerveja traz no sabor e no aroma chocolate amargo, café expresso, caramelo e nuances de vinho do porto. Um turbilhão de sensações!

A marca nasceu em 2014 da paixão de três sócios por cervejas com identidade própria. A Adoma é produzida e comercializada pela Cervejaria Ivoti, única fábrica de cerveja artesanal de Ivoti, com produção mensal de até 90 mil litros.

Entre os demais estilos destacam-se: Adoma Pilsen; Fruitberga; Pilsen Premium; Weiss; Schwarzbier; Irish Red Ale; Royal Belgian Blond; Zart Vienna; Hopking Apa; Kiss Of Judas Ipa e; Black Cape Stout.

Os produtos estão em barris de 20, 30 e 50 litros e a maioria também em garrafas de 500ml. O atendimento de “tele chope” é de segunda a sábado e a visitação pode ser feita aos sábados, das 8h às 12h.

Lagertha é a novidade na Traum

Cerveja tem glitter comestível entre os ingredientes

A Cervejaria Traum, de Nova Petrópolis, lançará o seu mais novo estilo para o público: a Lagertha, uma Double Ipa, cerveja com amargor intenso e alta carga de lúpulo. A generosa presença de maltes faz com que essa cerveja tenha um grande equilíbrio entre o dulçor e o amargor, além de um elevado teor alcoólico (8,5%).

A Lagertha possui a peculiaridade de ter glitter comestível entre os ingredientes, o que a deixa com uma característica totalmente diferente de outras cervejas, comportando-se como se estivesse realmente viva dentro do copo. A cerveja estará disponível no Pub da Cervejaria Traum, na RS-235, perto do pórtico de Nova Petrópolis.

Edelbrau atenta ao inverno

Com foco nos meses mais frios, a Cervejaria Edelbrau relançou a Winter, uma cerveja oatmeal stout conhecida pelo público por ter uma mantinha que abriga a garrafa. Ela tem alta fermentação e coloração escura, com sabor e aroma de maltes tostados que remetem a chocolate e café. A combinação de aveia e malte de centeio conferem um corpo aveludado, revelando um amargor suave que equilibra o paladar da bebida. Com teor alcoólico de 5,1%, harmoniza com carnes vermelhas, frutos do mar e sobremesas a base de chocolate. O rótulo, que é sazonal e de edição limitada, está disponível na loja da cervejaria, em Nova Petrópolis, no Gastropub Edelbrau, ao lado da fábrica, e em bares, restaurantes e mercados selecionados na Serra Gaúcha e Grande Porto Alegre.

Winter, novidade da Cervejaria Edelbrau

Vitrola amplia

Também instalada em Nova Petrópolis, a Cervejaria Vitrola realizou em maio a inauguração de suas instalações ampliadas. Além de ter aumentado o Pátio Cervejeiro, onde os clientes podem beber cerveja e ouvir as atrações musicais que costumam se apresentar, o estabelecimento renovou o cardápio. Entre os novos destaques, pizza de cebola caramelizada

com gorgonzola, nachos com guacamole, nhoque ao molho de queijo, sanduíche de filé com gorgonzola, brownie com sorvete e torta de sorvete.

Cerveja Vitrola, agora com mais espaço

Origem abrirá espaço para visitação

A Cervejaria Origem, de Linha Nova, está finalizando as obras para recebimento de visitas. O local contará com até dez torneiras para consumo de chope da Origem e outras opções de bebidas. A cada mês o visitante terá um estilo novo para degustar, além dos que já estão na linha de produção, visando proporcionar um conhecimento cada vez mais amplo do universo das cervejas artesanais.

A visitação começará com duas opções, sendo uma gratuita. Nela será possível conhecer a cervejaria, tirar fotos e ouvir explicações de como é o processo de produção. A segunda opção inclui degustação e harmonização entre chopes e comidas, além da participação do processo de moagem de insumos para a produção de uma receita e a retirada de chope diretamente do fermentador.

Local de visitação terá dez torneiras de chope

Cervejaria Hunsrück obtém reconhecimento através da inovação

Marca de Dois Irmãos acaba de receber mais duas medalhas nacionais em Blumenau

Cada vez mais, o mundo da cerveja artesanal exige inovação. Miguel Engelmann, diretor da Cervejaria Hunsrück, de Dois Irmãos, entende que a exigência é também uma oportunidade. Com inovação na elaboração de cervejas, a marca vem obtendo reconhecimento nacional ano após ano.

“Queremos ser vistos pelo mercado como inovadores”, afirma Engelmann. Em março de 2018 foram mais dois rótulos da Hunsrück premiados no Festival Brasileiro de Cervejas, em Blumenau. A Lichtenhainer recebeu medalha de prata e a Sahti ficou com o bronze. “São cervejas históricas”, resume o diretor.

A Lichtenhainer é fabricada com malte defumado e possui baixo teor alcóolico. Caracteriza-se como uma cerveja refrescante e já faz parte da produção regular da Hunsrück. Já a Sahti é um lançamento de origem finlandesa, ainda pouco difundida. Ela é encorpada e tem teor alcóolico de 9,8%. Atualmente está em estoque na cervejaria e, futuramente, será fabricada em linha. “Este resultado nos deixou muito felizes, porque se deram com inovação”.

Assim como aconteceu com a Lichtenhainer e a Sahti, a Hunsrück acumula prêmios em outras edições do festival. A própria Lichtenhainer já havia recebido ouro em 2016. Outro caso de sucesso é a Olé (Saison Pepper), elaborada com pimenta e recebeu a medalha de prata em 2016 e 2017. Ainda mais conhecida pelos cervejeiros, a cerveja do estilo Pale Ale também já levou duas medalhas para Dois Irmãos, em 2016 (bronze) e 2017 (prata) . “A Olé e a Pale Ale são rótulos que já consolidados entre os consumidores da cerveja Hunsrück”, diz Engelmann.

E a busca pela inovação não para. Para concursos futuros, a cervejaria está resgatando uma fórmula de origem polonesa. “Temos a meta de premir uma cerveja todos os anos”.

Por outro lado, a Hunsrück não descuida dos estilos mais tradicionais, como a cerveja Pilsen e a Weiss. Atualmente elas representam o maior volume de produção da cervejaria. Outra cerveja muito requisitada é a de Bergamota, um estilo Fruit Beer feito a partir da fruta comum da região. “É o nosso xodó nos eventos”, destaca o diretor da Hunsrück.

A Cervejaria Hunsrück fica na rua Alberto Rubenich, 1.617, no bairro Travessão. O contato pode ser feito pelo telefone (51) 3564-1700.

Lichtenhainer, medalha de prata em 2018 e ouro em 2016

Olé, rótulo que ficou com a prata em 2017 e 2016

Pale Ale, premiada com a prata em 2017 e bronze em 2016

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.