Conecte-se conosco

Cadernos

Colonoscopia: mitos e verdades

25/07/2019 - 14h06min

Por Gustavo Lisbôa de Braga/Coloproctologista

Atualmente o Câncer Colorretal é o segundo tipo mais frequente de câncer em mulheres, e o terceiro, em homens. A principal ferramenta para sua prevenção é a colonoscopia, exame que também identifica pólipos, lesões pré-malignas, inflamações, úlceras e outras alterações no intestino.

No entanto, há muita informação equivocada sobre o assunto, o que desencoraja muitos a realizar o exame. Veja alguns mitos e verdades: O exame é doloroso? NÃO. O paciente é sedado durante o exame, então não vê nem sente nada. Mas o preparo antes do exame pode ser desagradável para algumas pessoas devido o uso de laxativos para limpeza do intestino.

É possível retirar tumores? SIM. Pequenos tumores e pólipos avançados podem ser completamente removidos já durante o exame, evitando sua evolução futura para tumores maiores. Todo paciente deve repetir o exame anualmente? NÃO. A frequência varia a cada caso.

Há algum efeito colateral ou desconforto após o término? SIM. Pode haver sonolência devido a sedação. Também pode haver desconforto abdominal leve pelos gases que são inseridos no intestino para ajudar na visibilidade no procedimento. Todas as pessoas acima de 50 anos devem fazer colonoscopia mesmo sem história familiar de câncer ou apresentar sintoma? VERDADE.

É a atual recomendação das diretrizes brasileiras. Algumas respeitadas diretrizes internacionais já recomendam após os 45 anos.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.