Conecte-se conosco

Cadernos

CTG Liberdade Gaúcha terá nova sede no bairro São João

13/09/2019 - 19h06min

Dois Irmãos – O CTG Liberdade Gaúcha, no bairro São João, é a única entidade intitulada CTG no município. As demais são ACTG, DTG e Piquetes. Criada há 6 anos, atualmente o patrão é o Pablo Humberto Veiga, que assumiu a coordenação dos trabalhos há 4 meses. Para a Semana Farroupilha deste ano, o grupo está com uma programação bem diversificada, com início nesta sexta-feira, 13. No sábado, 14, um grupo de aproximadamente 15 cavalarianos vai se juntar às outras entidades do município e seguirão para Sapiranga com o propósito de buscar a Chama Crioula. Quando retornarem, próximo do meio dia, eles vão percorrer algumas ruas do bairro São João.

O responsável pela coleta do leite em Dois Irmãos na década de 60

O patrão Pablo afirma que os tradicionalistas estão trabalhando bastante para iniciar a construção do novo galpão do CTG, que será no mesmo terreno, porém um pouco mais nos fundos. “Já conseguimos a liberação junto à Prefeitura e agora o projeto está sendo avaliado pelos bombeiros. Esperamos deixar o galpão pronto no próximo ano”, destaca. Pablo explica que as melhorias serão muitas, em especial o tamanho, que será de 574m². “O investimento será alto, mas a comunidade está colaborando com os nossos eventos para arrecadar dinheiro”.

Domingo tem Desfile Cívico em Dois Irmãos

Durante a Semana Farroupilha terá atividade todos os dias. “O CTG Liberdade Gaúcha esteve um tempo mais parado, não tínhamos nem invernada. Mas agora estamos trabalhando para nos reerguer e ganhar força junto ao movimento tradicionalista. Nossa proposta é dar uma força para o bairro porque tem muitas crianças que não tem lugares para ir aos finais de semana. Queremos poder oferecer opções para eles, junto com os pais. Hoje estamos trabalhando para os jovens. Colocamos um professor de dança. Acho isso muito importante. As aulas acontecem todas as terças-feiras. São em média 15 participantes. Essas crianças farão parte da primeira invernada do CTG Liberdade Gaúcha. Estamos entrando em contato com o pessoal da 30ª Região Tradicionalista para sair e fazer apresentações fora. Queremos honrar esse CTG. Movimentar ele, fazendo eventos”. Nesta sexta-feira vai começar o curso de dança para os adultos.

A previsão para o próximo ano é inaugurar o novo galpão. (foto: Rogério Savian)

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.