Conecte-se conosco

Cadernos

Encontre um tempo para você

18/12/2019 - 16h17min

Por Carolina Dalcin, sócia-proprietária da Terapêutica Studio Pilates

Chegou a hora de programarmos as férias, a ceia de natal, e a festa de réveillon. Também é o período de maior corre-corre no trabalho, pois precisamos deixar tudo pronto para quando sairmos com nossas famílias.

Toda essa alteração de rotina causa ansiedade, stress e cansaço ao corpo. Trago a vocês três exercícios para acalmar e dar um up em seu dia:

  • Dedique um tempo para você. Se possível deite em uma superfície firme, dobre seus joelhos e relaxe. Sinta sua respiração fluir pelo seu corpo, o ar entra e renova sua energia. Inspire profundamente, nesse momento sinta seu pulmão enchendo, ocupando todo o espaço entre suas costelas. Ao expirar imagina que toda sua carga de cansaço está deixando seu corpo. Expire profundamente, nesse momento sinta suas costelas fechando e seu pulmão murchando, ficando pequenino.

 

  • Agora estamos prontos para o próximo exercício. Mantendo essa posição deitada e com os joelhos fletidos, com calma iremos elevando o bumbum da superfície. A força realizada nesse movimento é percebida na região posterior das pernas, em glúteos e levemente na região lombar. Observe como seu corpo responde. Eleve o quanto você puder, mas tente sentir as forças citadas. Se puder acrescente a esse exercício o movimento de seus braços, ao mesmo tempo que você elevar o bumbum leve seus braços para cima de sua cabeça, como se fosse espreguiçar.

 

  • E, por fim, faremos o círculo do sol, que particularmente eu adoro. Deite de lado com os joelhos e quadris fletidos, mantenha seus braços esticados na linha se seus ombros. Deslize a mão de cima sobre a outra e leve esse membro superior em direção a cabeça, agora para as costas em seguida para o quadril e retorne a posição inicial. Realize esse movimento sentindo a liberação de toda musculatura envolvida em seu ombro. Relaxe. É normal que em alguma parte do círculo você sinta mais firmeza.

 

  • Você precisa achar um tempo para cuidar de si. São tantas as responsabilidades que nos viramos em mil para dar conta de tudo, mas não conseguimos uma hora para prestar atenção em nós. Desligue o turbo, tenha calma, desse mundo você não leva nada material.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.