Conecte-se conosco

Cadernos

Energia fotovoltáica é sustentável e assegura benefícios

15/02/2019 - 14h00min

Atualizada em 15/02/2019 - 14h39min

Os altos consumos de energia elétrica e, consequentemente, o pesado valor cobrado nas contas a cada final de mês tem feito muita gente procurar por soluções econômicas, encontrando na energia fotovoltáica uma alternativa bastante viável. “A energia fotovoltáica é uma solução ecologicamente correta, um investimento com retorno bastante interessante, com várias linhas de financiamento”, como destaca a equipe da Solar Haus, de Novo Hamburgo, especialista no assunto.

A energia solar fotovoltaica, além de sustentável, assegura vários benefícios, como redução na conta de luz, por exemplo. Segundo a Solar Haus, utilizando energia solar na sua casa ou empresa, além da economia obtida, contribuirá com o meio ambiente, pois não há nenhum efeito nocivo à natureza. Os painéis solares são resistentes às intempéries e necessitam pouca manutenção. Hoje o sistema tem isenção de impostos como IPI e ICMS, viabilizando melhoras as ofertas de mercado.

Para que tudo funcione como se espera, a Solar Haus orienta que o cliente consulte sempre referências da empresa a ser contratada para instalação desse sistema. Desde que sejam instaladas de acordo, as placas de energia fotovoltáica contribuem significativamente para redução dos custos com consumo de energia elétrica, alcançando uma taxa mínima. Os painéis fotovoltaicos geram energia elétrica (em corrente contínua) ao receberem a luz solar. A energia gerada passa por um inversor que altera a corrente contínua para alternada e é conectada diretamente na rede de energia do imóvel.

Essa energia vai sendo utilizada pelas luzes do imóvel, eletrodomésticos e tudo o que esteja conectado a tomada. Se gerar mais energia solar do que está consumindo, esta energia extra vai para a rede da distribuidora e gera um “crédito em kwh” válido por até 60 meses (5 anos) para o consumidor, que será utilizado nos momentos de maior consumo ou a noite, quando não há geração de energia fotovoltaica. Sinônimo de economia e respeito ao meio ambiente, a energia solar fotovoltaica é limpa, inesgotável e não polui.

Para alcançar os resultados esperados, o cuidado na hora da instalação é muito importante. A inclinação dos condutores e sua posição, por exemplo, poderá influenciar o rendimento alcançando perdas de 5 a 18%. Considerando a vida útil de 25 anos do sistema, pode representar uma perda considerável. Por isso é importante contratar uma empresa especializada no assunto.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.