Gastronomia: pratos variados atraem turistas ao município (Créditos: Tenda do Guri)

Praticamente tudo o que é possível pensar em saborear se encontra na rica gastronomia que Picada Café oferece. Os restaurantes e Cafés Coloniais da cidade atraem centenas de visitantes todos os dias. As casas ficam mesmo lotadas pelo público que é atraído pela farta e deliciosa culinária local, deixando claro que nem só belas paisagens fazem parte dos encantadores atrativos de Picada Café. A simplicidade é o ingrediente principal, encantando os mais exigentes paladares.

Os cafés colonias para muitos substituem refeições do almoço, pois se destacam pela variedade de opções. Há pratos típicos como torresmo, morcela, queijo e linguiça, além de pão caseiro, rosca, cuca e schmiers, sucos e cafés. Algumas casas incluem buffet de sopas, feitas no fogão a lenha e, em alguns estabelecimentos, servidas no pão. Difícil terminar o passeio por Picada Café sem levar pra casa uma cuca, dos mais variados formatos e sabores, ou outra delícia, como queijos, roscas e salames. Os bolinhos de aipim e de batata fazem parte do cardápio das melhores casas do ramo.

Simplicidade como ingrediente

Pratos preparados com ingredientes locais, pão de milho com farinha moída na pedra, cucas, bolachas, bolos, tortas, tudo é preparado de forma artesanal nas mais conceituadas casas do ramo. E é esse jeito simples que encanta. As sobremesas são um caso a parte e seguem o mesmo estilo de produção caseira, com doces de frutas e outros que se desmancham na boca, adoçando o corpo e a alma.

A comida colonial ganha destaque nos estabelecimentos locais, sobressaindo-se receitas que têm origens nas tradições germânicas, como o eisben, o popular joelho de porco, mas a mistura de etnias também agrada, como a imensa variedade de massas e polenta, que mesclamo costume de alemães e italianos. Carne de panela preparada no fogão a lenha e matambre recheado remetem ao período da colônia e caem no gosto dos turistas, acompanhados de saladas, aipim, e outra infinidade de pratos que sempre agradam. Há casas com pratos mais refinados, mas não falta o tradicional churrasco, que pode ser acompanhado de chucrute, costelinha de porco, almôndegas, galeto e salsichão.